Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova novo Plano de Integridade da UFPA
Início do conteúdo da página

Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova novo Plano de Integridade da UFPA

  • Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 15h28

06.04.2023 Aprovação Plano de Integridade Foto Alexandre de Moraes

Os membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles da UFPA (CGRC) aprovaram, no dia 6 de abril, o novo Plano de Integridade da UFPA, vigência 2023-2025. A reunião foi presidida pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, que conduziu a votação após a apreciação coletiva do documento que organiza as medidas de integridade a serem adotadas na UFPA, nos próximos três anos.  

Criado em 2019, o plano tem como objetivo a redução dos riscos de ocorrências relacionadas à prática de irregularidades como nepotismo, conflito de interesses, abuso de poder, má utilização de recursos públicos, vantagem indevida, entre outros desvios éticos e de condutas que possam comprometer os objetivos institucionais.

Após a abertura da reunião pelo reitor, o diretor de Gestão Estratégica da Proplan, Huderson Melo, fez a apresentação completa da proposta do 3º Plano de Integridade da UFPA. Ele fez uma breve contextualização do tema, destacou os dois planos anteriores e, por fim, colocou em discussão as novas metas e objetivos propostos em relação à integridade na Instituição. O novo plano traz introdução, caracterização da Instituição, conceitos importantes, estrutura de gestão da integridade, riscos à integridade e medidas de tratamento, capacitação e aprendizagem, canais de integridade e monitoramento e atualização do plano. Ao todo, são previstas 41 ações divididas entre sete temáticas centrais relacionadas às Instâncias de Integridade da UFPA.

06.04.2023 Aprovação Plano de Integridade Foto Alexandre de Moraes 19Integridade Pública - A elaboração do plano foi conduzida pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio da Diretoria de Gestão Estratégica (Digest), com apoio das Instâncias de Integridade da UFPA, compostas pela Auditoria Interna (Audin), Ouvidoria, Comissão Ética (CEUFPA), Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), Comissão Permanente para Apuração de Irregularidades das Empresas (CPAIE) e Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). 

“As instâncias atuam para evitar que os riscos aconteçam ou, na condição de que ocorram, atuam para evitar que voltem a acontecer. Temos a CEUFPA, Ouvidoria, Audin e Progep atuando na prevenção desses riscos. Em caso de ocorrência desses riscos de integridade, temos a atuação novamente da CEUFPA, da Ouvidoria e da AUDIN no tratamento e na promoção da cultura de integridade da Universidade para ajustamento destes casos. Ainda nesse âmbito da atuação de tratamento após ocorrências dos riscos, temos a CPPAD e a CPAIE na atividade de correição.”, explicou Huderson Melo.

A Integridade Pública é entendida como o conjunto de arranjos institucionais que visam fazer com que a Administração Pública não se desvie de seu objetivo principal, que é entregar os resultados esperados pela população, de forma adequada, imparcial e eficiente. Trata-se do alinhamento e adesão de valores, princípios e normas éticas comuns que priorizam o interesse público em detrimento do privado. 

“A integridade é para todos os servidores, não apenas para as instâncias de integridade. Nossa expectativa é que, a partir das ações implementadas, possamos todos sermos vozes de integridade dentro da Instituição”, disse a pró-reitora da Proplan, Cristina Kazumi Nakata Yoshino

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou a promoção da cultura de integridade ética como elemento estratégico na prevenção de conflitos e na preservação do ambiente de trabalho saudável. Ele elogiou a atuação do Comitê de Governança, Riscos e Controle e disse que a UFPA tem se destacado em relação à responsabilidade no trato de situações adversas e desvios de conduta. 

"Demos um grande salto em relação a essas ações. Hoje trabalhamos com uma nova dinâmica   e em parceria, especialmente com as instâncias de integridade. Temos recebido, cada vez mais, reconhecimento interno e externo e reafirmamos nosso compromisso para com as providências necessárias frente a toda e qualquer cobrança, seja ela interna, seja dos órgãos externos de controle”, finalizou o reitor, após aprovação, por unanimidade, do plano.

Conheça Plano de Integridade da UFPA 2023-2025:  https://proplan.ufpa.br/images/Plano_de_Integridade_2023-2025.pdf

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página