Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza debate para o aperfeiçoamento do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 16h33

Banner PSE

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg), em parceria com a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS), com a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (Apyeufpa) e com a Associação de Discentes Quilombolas da UFPA (ADQ), vai realizar, no dia 1º de junho, a quinta edição do Seminário do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE-IQ). A promoção do evento busca proporcionar um espaço em que estudantes, gestão da UFPA e demais órgãos públicos possam dialogar para a construção coletiva do Edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024 (PSE-IQ).

Realizado todos os anos, o seminário consultivo se caracteriza como um momento de aperfeiçoamento do PSE Indígena e Quilombola, considerando todas as fases que envolvem a seleção - inscrições, provas e ingresso - até a permanência dos estudantes na Instituição. Para tanto, além dos organizadores, esta edição também contará com a presença de representantes de outras unidades da UFPA, incluindo a procuradora-chefe da Procuradoria Federal na UFPA, o Centro de Processos Seletivos (CEPS), o Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) e a  Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), além de convidados da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), do Ministério Público Federal, da Justiça Federal e da Defensoria Pública da União.

Este é um momento fundamental para o estabelecimento de um espaço dialógico que resultará na construção coletiva e aperfeiçoamento do edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024, com o propósito de avançarmos com nossos compromissos de tornar a UFPA cada vez mais inclusiva, diversa, plural e acolhedora, considerando a importância do protagonismo estudantil”, ressalta a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Loiane Verbicaro.

Com início às 9h do dia 1º de junho, a programação do V Seminário do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas contará com duas mesas de debate. A primeira vai abordar as políticas de ação afirmativa voltadas para atender a estudantes indígenas e quilombolas, com os representantes da Proeg, da Adis e do  CEPS. A segunda constará de uma plenária para a apresentação e discussão de propostas de alteração do Edital do Processo Seletivo Especial. A participação é aberta, sem a necessidade de inscrição prévia.

PSE Indígena e Quilombola - O PSE-IQ integra as políticas de ações afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior. A oferta de vagas é exclusiva para candidatos(as) indígenas e quilombolas que não foram admitidos(as) em curso superior e que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Para a inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deve comprovar seu pertencimento étnico a povos indígenas ou comunidades quilombolas, sendo residente ou não em sua comunidade.

Em 2023, pela primeira vez, o PSE-Indígenas e Quilombolas contou com a realização da reoferta, modalidade que possibilita que os(as) candidatos(as) aprovados (as) no processo seletivo e não classificados(as) em suas escolhas iniciais possam optar por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas. O processo otimiza a ocupação de vagas em cursos de graduação da UFPA e amplia as possibilidades de entrada dos inscritos na seleção. A adesão à reoferta foi uma das mudanças que resultaram do último seminário consultivo.

V Seminário Consultivo PSE-IQ

Data: 1º de junho de 2023

Locais: Auditório do Projeto Newton (NITAE/UFPA)

Acesse a programação completa aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA