Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Dirigentes do Campus Universitário de Tucuruí são empossados
Início do conteúdo da página

Dirigentes do Campus Universitário de Tucuruí são empossados

  • Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 15h45

Posse Tucuruí

Em sessão realizada na noite de 30 de março, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, deu posse ao coordenador do Campus Universitário de Tucuruí, professor Wassim Raja El Banna, que foi reconduzido ao cargo, e à nova vice-coordenadora, professora Carolina Coelho da Rosa. A cerimônia foi realizada presencialmente e transmitida ao vivo pela página de Facebook do Camtuc UFPA

Além do reitor e dos dirigentes, compuseram a mesa da cerimônia o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, e a vice-coordenadora anterior do campus professora Viviane Almeida dos Santos. Na plateia, prestigiaram a solenidade a vice-prefeita de Nova Ipixuna, Rosineide Silva; a presidente do polo da Universidade Aberta do Brasil de Goianésia, Cristina Lima; a coordenadora do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Maria Lucilena Gonzaga; a secretária municipal de Educação de Tucuruí, Irene Rodrigues; o secretário municipal de Apoio à Segurança Pública de Tucuruí, Alan Ribeiro; o tenente Nascimento do 13º Batalhão de Polícia Militar, o diretor do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), Aarão Lima Neto; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Energética (PPGINDE), Douglas Neves; o coordenador do Parque Tecnolago, André Mesquita; as(os) diretoras(es) das faculdades do campus; o coordenador da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA) do campus, Diego Dias; e demais coordenadoras(es) do campus, representantes do Instituto Federal do Pará (IFPA), representantes das empresas Dow e Eletronorte; demais servidoras(es) do campus, discentes e familiares.

Posse Tucuruí 1Após a composição da mesa, houve o pronunciamento da ex-vice-coordenadora professora Viviane Santos, que não mediu palavras de gratidão à sua família, à reitoria da UFPA, ao coordenador da CPGA, Diego Dias, à equipe de docentes e de técnicos, aos discentes e ao professor Wassim, que a havia escolhido para, juntos, coordenarem as atividades do campus. Falou das metas, dos desafios da pandemia e dos grandes avanços durante a gestão.

"Gratidão imensa à Administração Superior da UFPA por colaborar conosco neste mandato, de diversas maneiras, à união de nossa comunidade acadêmica através de reuniões virtuais, capacitações, grupos de estudo, das ações dos programas e dos projetos, dos eventos on-line e presenciais, das campanhas, das divulgações na imprensa e mídia para a sociedade da região, das redes de contato, das pesquisas e publicações sobre o próprio ensino remoto, da brinquedoteca, entre muitas outras conquistas que nos fortaleceram e incentivaram a não desistirmos", declarou.

Posse Tucuruí 2Novo ciclo – A professora Carolina Rosa, nova vice-coordenadora, agradeceu à sua família o apoio, à Administração Superior, à professora Grazielle Tigre e demais docentes, ao secretário acadêmico, Novax Reis, aos técnicos, aos demais coordenadores das faculdades e ao professor Wassim a confiança nesta parceria. A professora Carolina agradeceu e fez outra homenagem em nome da equipe de docentes para a professora Viviane, pela sua representatividade feminina, que sempre acolheu a todos com muito carinho, em especial às docentes, sendo também a primeira vice-coordenadora e coordenadora acadêmica do campus. Finalizou seus agradecimentos a todos os discentes e falou de suas expectativas para o novo período de gestão: “Nosso trabalho aqui é por vocês e pra vocês, não faz sentido nenhum pra gente se vocês não estiverem bem e se vocês não se sentirem à vontade neste campus”. “Eu espero que, nesses quatro anos, o campus prospere, com muita alegria e amor na execução de nossas atividades”.

O professor Wassim El Banna agradeceu a todos os presentes e relembrou dos grandes desafios durante sua gestão, principalmente em decorrência de cortes orçamentários e da pandemia. Mesmo com as dificuldades, houve um grande esforço para oferecer melhores condições tanto aos alunos quanto aos servidores, como obras de infraestrutura no campus e nos laboratórios, compra de equipamentos e apoio aos projetos. Além disso, foi possível o recebimento de cursos flexibilizados do Programa Forma Pará, como Turismo, História e Engenharia Civil, e a ampliação de oferta de cursos de Engenharia Mecânica para o município de Nova Ipixuna e Engenharia Civil para Rondon do Pará. Também houve a abertura de novos cursos, como Licenciatura em Física e Mestrado em Educação e Cultura.

Posse Tucuruí 3Para o coordenador, essas e outras conquistas só foram possíveis graças à união do campus com a Reitoria, ao bom relacionamento com a comunidade acadêmica e aos grandes parceiros. Para o futuro, ainda estão previstas outras ações, como termos de cooperação que beneficiarão outros municípios e a conclusão do novo prédio do campus na cidade universitária, com recursos já garantidos pela deputada federal Andreia Siqueira por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 870.000,00.

“Continuaremos a propor à comunidade acadêmica mais ações que objetivem a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na construção de um campus forte e dinâmico, que tem como uma de suas maiores forças promover ações descentralizadas que valorizem nossa comunidade acadêmica e o trabalho em equipe”.

Posse Tucuruí 4Apoio e União – Na sequência, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva falou da felicidade em saber que o Campus de Tucuruí se relaciona de forma muito afetuosa. Para o vice-reitor, este sentimento faz com que possam pensar no futuro com muito mais alegria e disposição. Falou da gratidão em saber que o campus faz trabalhos cada vez mais humanizados, voltados às minorias, em especial às mulheres, e parabenizou a professora Viviane pelo incentivo a essas ações. “A gestão requer essa combinação forte entre o conhecimento, a racionalidade instrumental e o afeto, com cuidados uns com os outros. E isso é muito importante”.

Posse Tucuruí 5Após as assinaturas dos termos de posse, houve o pronunciamento do reitor Emmanuel Tourinho, elogiando a maturidade acadêmica e institucional do campus. Agradeceu o apoio do professor Gilmar Pereira perante as ações multicampi e elogiou o professor Wassim como um coordenador muito empenhado e dedicado, que sempre busca a parceria com a reitoria, e parabenizou a professora Viviane Santos pela sua gestão que se encerra e pelo seu senso ético para com a comunidade. Falou também da importância da Universidade para transformar a sociedade: “Nós temos um desafio de construir uma sociedade civilizada, uma sociedade de tolerância, uma sociedade que respeite a diversidade, uma sociedade que reconheça que todas as pessoas têm o direito de viver com dignidade”. Também desejou sucesso aos dirigentes do campus para este novo período que se inicia e se colocou à disposição para que este trabalho possa continuar com muito êxito.

Homenagens – A solenidade contou ainda com uma apresentação instrumental da banda Clarim Celeste e algumas homenagens. A discente Emilda Oliveira, representando o Programa Meninas e Mulheres nas Engenharias, fez uma homenagem à professora Viviane Santos, que atualmente é coordenadora do programa e acompanha sua trajetória desde o início. O projeto Eng. Girls Engenhosas, representado pela discente Luana Eduarda, que também faz parte do programa, fez sua homenagem à professora Carolina Rosa, que é coordenadora do projeto. Luana falou dos desafios durante a pandemia, tanto do projeto quanto da rotina em sala de aula, e da forma como a professora Carolina conduzia as aulas em período remoto, sendo também uma grande inspiração para seus discentes. Finalizando as homenagens, a discente Larissa Pinheiro, capitã do Projeto Baja, relembrou os momentos em que o professor Wassim foi coordenador do projeto e também falou em nome da comunidade acadêmica a respeito de seu apoio, empenho e dedicação em sua gestão.

Texto e Fotos: Carla Diogo - Divisão de Comunicação do Campus de Tucuruí

registrado em:
Fim do conteúdo da página