Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura novo Laboratório de Sistemas Elétricos de Potência em Geração Distribuída

• Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 14h10

12.06.2023 Inauguração Laboratório LEECBio Foto Alexandre de Moraes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) conta com uma nova estrutura para o desenvolvimento de suas pesquisas na área de engenharia: o Laboratório de Sistemas Elétricos de Potência em Geração Distribuída (Lab. SEP-GD). Construído como um prolongamento da ala direita do prédio do Laboratório de Engenharia Elétrica, Computação e Biomédica (LEECBio), o novo espaço terá a função de agregar pesquisadores de diferentes expertises para potencializar as pesquisas desenvolvidas em sistemas, geração e distribuição de energia elétrica.

12.06.2023 Inauguração Laboratório LEECBio Foto Alexandre de Moraes 63Financiada por meio do Programa MCT/FINEP/CT-INFRA, a obra conta com cerca de 650 m² de área construída, representando um crescimento de mais de 25% da área aproveitada anteriormente pelo LEECBio. Na nova estrutura, foram disponibilizadas sete salas de professores, uma sala de capacitação, três laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, além de salas de apoio para o uso do almoxarifado e da prototipagem, e de banheiros adaptados para PcD e elevador para cadeirantes.

“O laboratório vem para contribuir não somente com a graduação, mas também com a nossa pós-graduação. O PPGEE é o maior programa da Região Norte, em termo de número de alunos, e é um dos programas que mais produzem também. Então o laboratório vai fortalecer os grupos de pesquisa, além de fomentar e trazer um ânimo novo para que os pesquisadores e os estudantes possam continuar evoluindo e desenvolvendo novas pesquisas para a nossa região”, lembra o professor Miércio Alcântara Neto, diretor-adjunto do  Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA).

12.06.2023 Inauguração Laboratório LEECBio Foto Alexandre de Moraes 59Dentro da estrutura, o principal laboratório, com cerca de 200m² de área construída, terá como foco a geração elétrica distribuída, com base em plantas de geração fotovoltaicas, geração rotativa (hidráulica e eólica) e planta de rede de distribuição com reguladores de tensão já desenvolvidas pelos professores que compõem o projeto. Hoje, a equipe do Lab. SEP-GD conta com a participação dos professores Petrônio Vieira Junior, Walter Barra Júnior, Carlos Tavares, Carolina Affonso, João Aberides Neto e João Paulo Vieira.

“A gente espera que, com essa agregação com diversas plantas provenientes desses professores pesquisadores, se possa ter maior poder para desenvolver novos projetos e poder concorrer a novos editais, para trazer mais investimentos e recursos para dentro da nossa universidade. Além disso, ao agregar uma mobilidade vertical para atender aos cadeirantes e banheiros adaptados para PcD, o nosso laboratório permitiu também que o antigo Laboratório de Energia Elétrica pudesse ter um ganho de qualidade em relação à sua estrutura predial”, ressalta o professor Petrônio Vieira Júnior, coordenador do Lab. SEP-GD.

12.06.2023 Inauguração Laboratório LEECBio Foto Alexandre de Moraes 48Durante a inauguração do espaço, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; com o diretor do Itec, Hito Braga; o diretor-adjunto do Itec, Miércio Alcântara Neto; a diretora da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica, Carminda Carvalho; e os professores que integram a equipe do Lab. SEP-GD puderam conhecer a nova estrutura que será utilizada para a continuação de pesquisas e projetos das áreas de geração fotovoltaica, eólica e hidráulica;  controle e automação; eletrônica; inteligência artificial e mobilidade elétrica.

“Na Universidade, toda vez que conquistamos um avanço, ele resulta de uma conjugação de esforços. Há sempre vários atores institucionais trabalhando para que  as coisas aconteçam. Então este projeto tem sido bem-sucedido porque muitas pessoas contribuíram e se dedicaram”, pontuou o reitor da UFPA durante a visita.

12.06.2023 Inauguração Laboratório LEECBio Foto Alexandre de Moraes 70O pensamento foi acompanhado pelo diretor do Itec, Hito Braga, que aproveitou a ocasião para reconhecer e agradecer o empenho de toda a equipe que trabalhou para que este momento chegasse. “Nós trabalhamos muito com aquela característica empreendedora, de querer ver as coisas serem construídas e se realizarem.  E esse laboratório é exemplo de toda a dedicação de toda a equipe que está aqui, é a realização de um sonho de todos nós, do Itec, e da equipe da Engenharia Elétrica. É importante termos essas pessoas que engrandecem a nossa instituição”.

Ao final da visita ao novo espaço do Laboratório de Sistemas Elétricos de Potência em Geração Distribuída, a equipe também esteve presente no prédio da Engenharia Mecânica para observar as melhorias realizadas no ambiente, com a criação de uma área de convivência para que os discentes a utilizem como espaço de estudo e integração, além da reforma dos banheiros adjacentes ao local.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA