Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA apresenta atividades em andamento no Polo Mercedários UFPA e projeto de restauro
Início do conteúdo da página

UFPA apresenta atividades em andamento no Polo Mercedários UFPA e projeto de restauro

  • Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 17h59

Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 1

Em encontro realizado na última sexta-feira, 16 de junho, com agentes de comunicação e cultura relacionados à área de patrimônio histórico e cultural, a Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentou as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura em andamento no Polo Mercedários UFPA e as iniciativas para tornar o ambiente um efervescente espaço cultural no Centro Histórico de Belém.

Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 2

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, abriu o encontro explicando que o objetivo da apresentação é dar visibilidade às ações já em andamento no Mercedários UFPA. “Essa não é só mais uma instalação física da UFPA. Temos um propósito mais amplo de abrir nova frente de trabalho em favor da conservação do nosso patrimônio cultural e da qualificação do Centro Histórico com atividades acadêmicas e culturais”, pontuou o reitor.

O projeto do Polo Mercedários UFPA foi elaborado e é coordenado pelas professoras Thaís Sanjad, Roseane Norat e Flávia Palácios, do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação (LACORE) da UFPA.

Histórico – A professora Thaís Sanjad, diretora do Polo Mercedários UFPA, mostrou uma linha do tempo do processo que levou à cessão do antigo Convento dos Mercedários e antiga Alfândega à UFPA. A cessão foi solicitada pela universidade à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) inicialmente em 2015. O processo de cessão, contudo, não avançou, e, em 2017, o pedido foi reiterado, seguido, da apresentação do projeto de ocupação do espaço atendendo a diversas solicitações da SPU.

Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 10

No dia 23 de março de 2018, o espaço foi cedido para a UFPA por meio de autorização publicada no Diário Oficial da União. Semanas depois, no dia 9 de abril de 2018, ocorreu a assinatura do contrato de cessão na Reitoria da UFPA. No dia 26 de outubro do mesmo ano, foi aprovada a criação tanto da Faculdade de Conservação e Restauro (FACORE) quanto do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio (PPGPatri).

Em setembro de 2018, o I Fórum Circular: Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade inaugurou as atividades no Polo. O projeto Circular foi criado em 2013, por iniciativa da sociedade civil, para estimular o processo de revalorização dos bairros do Centro Histórico de Belém. Já em dezembro daquele ano a equipe do LACORE iniciou a ocupação do espaço.

Em abril de 2019 ingressou a primeira turma do curso de Mestrado em Ciências do Patrimônio do PPGPatri. Também com caráter inovador, não só na região como no país, o mestrado abrange toda a amplitude interdisciplinar das diferentes áreas de conhecimento, aliando conhecimentos científicos das humanidades, das ciências naturais e das engenharias. Até o momento, já foram defendidas 15 dissertações com estudos sobre preservação de patrimônios históricos materiais e imateriais do Pará.

Em agosto de 2019, iniciaram as atividades da FACORE, que abriga o curso de Bacharelado em Conservação e Restauro, pioneiro na área na Amazônia, no Nordeste e no Centro-Oeste. A primeira oferta de vagas para o curso ocorreu no Vestibular de 2019.

“Estamos muito felizes de realizar esse projeto que já tem gerado impactos importantes com a formação de profissionais e pesquisadores na área da preservação, conservação e restauro para atuar em Belém, no Pará e em toda a região amazônica. Esses recursos humanos certamente fazem grande diferença para valorização do patrimônio cultural da nossa região”, celebrou a professora Thaís Sanjad.

Investimentos - Para o início das atividades acadêmicas, a UFPA já investiu em torno de R$ 15 milhões de recursos próprios e emendas parlamentares, abrangendo despesas de infraestrutura e pessoal. Também já captou cerca de R$ 3,5 milhões em editais públicos para o financiamento de projetos. Um dos investimentos da UFPA consistiu da recuperação da infraestrutura elétrica do prédio, incluindo a aquisição de uma subestação que ampliou em vinte vezes a capacidade de fornecimento de energia com segurança, podendo suportar os laboratórios ali instalados.

Também foi instalado um sistema de refrigeração e adquiridos mobiliários e equipamentos básicos e especializados. A Universidade ainda designou servidores docentes e técnico-administrativos, além de equipes terceirizadas de portaria, segurança e limpeza para viabilizar as atividades no local.

Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 12 compressed

“A FACORE e o PPGPatri não existiriam sem este espaço, pois os cursos são eminentemente práticos e pressupõem a interação com o Centro Histórico. Temos certeza de que o que a universidade está fazendo neste espaço não seria feito por outro ente da sociedade e estamos felizes de ver o projeto está dando resultados”, celebrou o reitor Emmanuel Tourinho.

Projeto de Restauro – A professora Roseane Norat, diretora da FACORE, também apresentou às(aos) convidadas(os) o projeto de restauro do complexo do Mercedários, que inclui não só o Polo Mercerários UFPA, como a Igreja de Nossa Senhora das Mercês. “O complexo é marcado por ser um território do sagrado, um território institucional e também um território de batalha por ter sido um dos espaços de combate na Cabanagem e relação pretérita com o Forte São Pedro Nolasco. Neste novo capítulo da história do prédio vamos trabalhar com diferentes tipos de intervenção que respeitem as permanências históricas e promovam transformações para tornar o prédio acessível e energeticamente eficiente”, explicou a professora.

Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 11

O prédio sofreu um incêndio em 1978 e passou por um processo de restauro entre 1985 e 1987. Algumas estruturas, portanto, não são mais originais, como parte do telhado que foi afetado pelo incêndio. Vários estudos técnicos e até arqueológicos foram feitos para garantir que as intervenções do restauro atendam a todos os requisitos necessários a alterações em um prédio tombado.

Além das atividades acadêmicas e científicas, o Polo Mercedários UFPA abrigará a nova Galeria de Arte da UFPA (GAU), dirigida pelo professor Orlando Maneschy, da Faculdade de Artes Visuais. A GAU será a responsável pela Reserva Técnica da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, uma das mais importantes do Norte e uma das três coleções indicadas ao Prêmio Emanuel Araújo 2022 da Associação Brasileira de Críticos de Arte, destinado ao reconhecimento de Coleção/Acervo/Conservação/Documentação Histórica.

Também funcionarão no Polo Mercedários UFPA uma livraria da Editora da UFPA (ed.ufpa), com foco em literatura sobre patrimônio cultural, conservação e restauro, arquitetura, design, música, fotografia, cinema e artes visuais e um projeto de ensino da Escola de Música da UFPA (EMUFPA). Um auditório com 175 lugares e um espaço expositivo integram a estrutura do Polo e estarão disponíveis para atividades relacionadas à vocação do espaço. Um Museu de Ciências do Patrimônio Cultural ainda contará a história da edificação e da ocupação da cidade nesta área em conexão ao acervo e pesquisas desenvolvidas pelo LACORE. O espaço também contará com Reservas Técnicas do LACORE e de Arqueologia. A professora Flávia Palácios, coordenadora do PPGPatri destacou a ampliação do Parque Analítico do LACORE voltado às pesquisas em patrimônio cultural.

Para viabilizar o restauro de todo o complexo do Mercedários (Polo Mercedários UFPA e Igreja das Mercês), um projeto foi submetido a um edital público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2021. Em uma primeira etapa, o projeto foi aprovado no mérito e, no momento, aguarda a decisão final sobre a liberação de financiamento.

“Temos grandes expectativas de que o Polo Mercedários UFPA se torne um importante centro de formação e promoção cultural para Belém, além de abrir novas oportunidades de diálogo da Universidade com grupos sociais e culturais, associações de trabalhadores do entorno e entes voltados à conservação do patrimônio cultural”, reitera a professora Roseane Norat.

Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 5

Interação – Após as apresentações, algumas(uns) convidadas(os) se manifestaram. Makiko Akao, idealizadora do Projeto Circular, agradeceu, emocionada, a parceria da UFPA e os projetos que a universidade está desenvolvendo no espaço. Desejou que o Mercedários UFPA seja um polo irradiador da cultura no Centro Histórico. O fotógrafo Miguel Chikaoka, por sua vez, também parabenizou o trabalho em andamento e destacou a importância de a universidade interagir com os grupos do entorno do centro histórico e comercial.

O fotógrafo Guy Veloso sugeriu que a universidade busque junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o reconhecimento do Mercedários como Patrimônio da Humanidade. O professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira também propôs a criação de um cineclube com exibição e discussão de filmes sobre cultura e patrimônio, ideia imediatamente acatada pelo reitor da UFPA.

Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 6

O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu as manifestações das(os) convidadas(os) e destacou a parceria do Projeto Circular. O reitor também agradeceu à secretária de Estado de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, e ao deputado federal Airton Faleiro o apoio ao projeto do Polo Mercedários UFPA e a contribuição no diálogo com o BNDES.

Visita – Na sequência da programação, as professoras Thaís Sanjad, Roseane Norat e Flávia Palácios guiaram as(os) convidadas(os) em uma visita aos espaços em funcionamento no Polo Mercedários UFPA. As(Os) convidadas(os) puderam conhecer alguns Laboratórios de Ensino e Pesquisa em atividade com as(os) estudantes, como o Laboratório de Restauro de Madeiras e Rochas, o Laboratório de Restauro de Materiais Cimentícios, o Laboratório de Restauro de Metais e Tintas, o Laboratório de Cerâmicas e Vidros, o Laboratório de Informática Aplicada e laboratórios de tecnologias digitais e parque analítico do LACORE.

Encontro_Mercedarios_16.06.2023_Foto_Octavio_Cardoso_Portal_7.png Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 8 Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 9
Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 12 Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 13 Encontro Mercedarios 16.06.2023 Foto Octavio Cardoso Portal 14

Também foi possível visitar a exposição “Olhares e conexões: o acervo do LACORE”, com peças do acervo do LACORE e de resultados de atividades acadêmicas das(os) estudantes, como azulejos, tijolos, troféus, vitrais, objetos metálicos, entre outros. Mais espaços apresentados foram o auditório, salas de aulas teóricas, a secretaria integrada, salas de professores e de coordenações, espaços de estudo e convivência para as(os) alunas(os), entre outras estruturas.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Octavio Cardoso

registrado em:
Fim do conteúdo da página