Página inicial > Ultimas Notícias > ENADE 2023: Estudantes de 27 cursos da UFPA serão avaliados

ENADE 2023: Estudantes de 27 cursos da UFPA serão avaliados

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 11h50

Banner ENADE

Neste ano, discentes de 27 cursos da Universidade Federal do Pará devem participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que será realizado no dia 26 de novembro. O Enade tem o objetivo de avaliar os discentes do ensino superior nos quesitos referentes à aprendizagem dos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ao desenvolvimento de competências e habilidades e ao conhecimento geral sobre a realidade social, econômica, política e cultural brasileira. Seus resultados são utilizados para a composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), utilizado no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC), ambos importantes indicadores de avaliação das universidades.

De acordo com o Edital Nº 37, de 25 de maio de 2023, os prazos ocorrerão da seguinte maneira:  os/as coordenadores/as dos cursos poderão realizar ajustes na inscrição dos/as estudantes habilitados/as até o dia 31 de agosto; já os/as estudantes concluintes precisarão realizar cadastro no sistema Enade no período de 27/6 a 18/11; a solicitação de atendimento especializado ficará disponível de 1º/9 a 8/9; o preenchimento do Questionário do/a Estudante poderá ser realizado de 1º/9 a 25/11; a liberação de informações dos locais de prova ocorrerá entre 6/11 e 26/11 e a prova será realizada no dia 26/11/2023.

Na UFPA, devem ser inscritos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.

Estão habilitados à inscrição no exame os/as ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, que estejam devidamente matriculados/as e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023 e os/as concluintes de cursos de bacharelado que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.

O Enade é um componente curricular obrigatório, que constará no histórico escolar do estudante. A participação consciente e comprometida dos estudantes contribui para a elevação da nota do curso e da Instituição, o que pode valorizar o diploma e, consequentemente, ampliar a empregabilidade no mercado de trabalho.

Sobre o Enade - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é composto por quatro instrumentos básicos: Questionário do/a Estudante (QE), prova, Questionário de Percepção de Prova e Questionário do Coordenador de Curso. O QE é aplicado em formato on-line, apenas para os/as estudantes concluintes, e contém questões que envolvem o perfil socioeconômico e a percepção deles/as acerca da sua formação no que se refere à organização didático-pedagógica do curso, à infraestrutura física disponibilizada e às oportunidades de ampliação da sua formação acadêmico-profissional. O não preenchimento do QE caracteriza situação irregular no exame.

A prova presencial é obrigatória para os/as estudantes habilitados/as que são concluintes. A prova é composta em 25% por questões de formação geral (uma questão discursiva e nove de múltipla escolha) e 75% por questões do componente específico do curso (uma questão discursiva e vinte nove de múltipla escolha). Após a prova, o/a estudante também precisa preencher um Questionário de Percepção sobre a Prova.

Por sua vez, os/as coordenadores/as de curso são os/as responsáveis pelo preenchimento de um questionário on-line de fundamental importância para a avaliação do curso, que coleta informações que permitem caracterizar o perfil da coordenação acadêmica e o contexto dos processos formativos realizados no âmbito do curso.

Durante todo o processo de avaliação, a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi/Proplan) e a Coordenadoria de Avaliação e Desempenho de Cursos (CADC/Diden/Proeg) são as responsáveis pelo assessoramento dos cursos habilitados para o Enade, realizando uma série de orientações e seminários com os mais diversos sujeitos participantes do exame, em especial, os/as coordenadores/as dos cursos e seus/suas respectivos/as estudantes concluintes.

Enade 2023

Ajustes na inscrição dos/as estudantes habilitados/as: até 31/8/2023

Cadastro no sistema Enade: 27/6 a 18/11/2023

Questionário do/a Estudante: 1º/9 a 25/11/2023

Prova:  26/11/2023

Portaria de estabelecimento do regulamento ENADE 2023

Edital nº 37, de 25 de maio de 2023

Informações e orientações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e arte: Divulgação Proeg/UFPA