Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Altamira realiza 3ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade

Campus Altamira realiza 3ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 12h44

Jornada Etnodiversidade

Com o objetivo de discutir o protagonismo dos povos originários na luta pelo território de pertencimento, tendo a educação diferenciada como aliada no processo de emancipação social, a  Faculdade de Etnodiversidade do Campus Altamira realizará a 3ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade  no período de 2 a 4 de agosto de 2023. Esta edição terá como tema “Na floresta e nas águas tem gente: educação diferenciada e emancipação social”. As inscrições já estão abertas no site oficial do evento

Tendo como foco a educação diferenciada, a Jornada Acadêmica de Etnodiversidade é um evento bianual que reúne professores da educação básica e superior de diferentes territórios, alunos da graduação e pós-graduação, movimentos sociais, órgãos públicos, sociedade civil e outros coletivos a fim de promover o diálogo interdisciplinar, a troca de experiências e a reflexão crítica sobre a educação diferenciada, territorialidades e modos de vida de populações tradicionais, camponesas e de povos indígenas.

“A luta dos povos originários, que, historicamente, foram marginalizados, tem apontado a necessidade de se pensar em uma educação dialógica, emancipatória e inclusiva. A educação diferenciada vem justamente com uma proposta de respeito e valorização das diferentes culturas e saberes presentes na sociedade. Aqui, na região da Transamazônica e no Xingu, temos uma sociobiodiversidade constituída não apenas pela fauna e flora, mas também por diferentes povos, coletivos e movimentos que ocupam um mesmo espaço, com diferentes perspectivas e realidades. Discutir as temáticas que os envolvem sem incluí-los no processo é não pensar em um evento inclusivo, pois esta sociobiodiversidade tem muito a nos ensinar, inclusive a como se fazer uma educação diferenciada. E essa é a nossa proposta, o nosso objetivo”, ressalta o professor Marcos Formigosa, diretor da Faculdade de Etnodiversidade da UFPA, Campus Altamira.

Nesta edição, o evento contará com a participação de pesquisadores locais, nacionais e internacionais e terá a presença de lideranças comunitárias e sociais, por meio de  conferências, rodas de conversas e palestras. Além disso, o evento também inclui oficinas e minicursos com diferentes temáticas, apresentação de trabalhos em formato de Pôster e Comunicação Oral, exposição artística e cultural (vídeos, pinturas, fotografias e outros), tornando o evento dinâmico e com elevado grau de impacto acadêmico, cultural e social.

Programação - O evento inicia dia 2 de agosto, com a realização de oficinas e minicursos, pela manhã. À tarde, está prevista a abertura oficial do evento, seguida da Conferência de Abertura, que será proferida pelo professor Alfredo Wagner, da Universidade do Estado do Amazonas. À noite, encerrando o primeiro dia de programação, haverá um espaço cultural com sarau literomusical.

Essa dinâmica segue nos demais dias do evento, que terá uma mesa sobre os 10 anos de instalação da Hidrelétrica Belo Monte e outra que celebra os 10 anos do curso de Educação do Campo, com a participação de egressos do curso e de antigos coordenadores, além da apresentação de trabalhos aprovados. A conferência de encerramento será realizada pelo professor Evandro Medeiros, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que atualmente atua na Secretaria de Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, seguida de um show cultural.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica, bem como aos movimentos sociais, aos órgãos públicos e aos outros coletivos que tenham a educação diferenciada como bandeira de luta. Mais informações podem ser acessadas no site do evento.

3ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade

Data: 2, 3 e 4 de agosto

Local: Rua Coronel José Porfírio, 2235 - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Altamira.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA