Página inicial > Ultimas Notícias > Podcast divulga mulheres da Amazônia e mostra suas formas de resistência

Podcast divulga mulheres da Amazônia e mostra suas formas de resistência

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 13h02

Podcast Bastidores da gravação com Salete Cunha

Já está disponível o podcast PodEcoar - Mulheres e Resistências na Amazônia, na plataforma Spotify. Dividido em três episódios, o podcast produzido pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e pelo Projeto de Pesquisa Ecoaras - Comunicação, Democracia e Modos de (R)Existência de Mulheres na Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), tem o objetivo de conhecer histórias de mulheres que atuam na Amazônia, suas formas de resistência e enfrentamento a opressões.

O  primeiro episódio aborda a temática “Diversidade de vozes: a literatura como estratégia de resistência na Amazônia” e tem como entrevistada uma personalidade da literatura paraense, a poeta, intelectual e ativista Roberta Tavares. O episódio trata sobre assuntos relacionados à decolonialidade, à cultura e às resistências de mulheres negras da Região Norte.

Já o segundo episódio traz o tema “Coletivo Elzas de Ananindeua como prática de resistência feminista negra” e entrevista a ativista Salete Cunha para falar das suas experiências. Por fim, o terceiro e último episódio tem como tema “Mulher Trans na Amazônia” e apresenta a publicitária e multiartista Alice Leão contando seus desafios de ser uma mulher transexual no mercado da arte em Belém-Pará.

Podcast Bastidores da gravação com Alice Leão“Participar do podcast como convidada e sendo validada como artista aqui, no Norte, é algo grandioso, ainda mais porque sou mulher e trans, duas categorias que, quando juntas, costumam gerar apagamento na sociedade. Então, ter essa oportunidade de falar das minhas conquistas como programadora de filtros e fotógrafa me dá forças para  continuar essa jornada de mostrar que o Norte tem muitas trans talentosas”, destaca Alice Leão.

As temáticas foram discutidas por meio da disciplina “Comunicação e Gênero”, ministrada pelas professoras Danila Cal, Manuela Corral e Rosaly Brito no PPGCOM UFPA, vinculada ao Projeto Ecoaras. “Este podcast tem muitos significados. Significa um processo de aprendizagem, mas também um gesto de escuta”, ressalta Danila Cal sobre o diferencial do trabalho que foi construído coletivamente pelos alunos e pelas pesquisadoras.

A docente lembra ainda da generosidade das mulheres entrevistadas ao partilharem suas histórias, suas vivências e suas lutas. “Nós percebemos o quanto podemos aprender com elas. Os episódios estão sensacionais, são muito marcantes e têm um potencial de contribuição muito grande com a sociedade e também com cada um de nós”, avalia a pesquisadora.

Já a professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFPA Cláudia Vidal, uma das discentes de doutorado que atuou na construção do podcast, destaca a importância de se dar visibilidade às vozes dessas mulheres. “Acredito que a maior importância desse projeto é sua contribuição para que vozes de mulheres amazônidas que lutam diariamente para fazer a diferença, cada uma em seu campo de atuação, possam ser ouvidas por mais pessoas”.

O podcast é uma iniciativa do PPGCOM UFPA e do Projeto Ecoaras, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  da Faculdade de Comunicação e da RádioWeb UFPA. Para escutá-lo gratuitamente, basta acessar o canal PodEcoar no Spotify (http://podcasters.spotify.com/pod/show/podecoar). Mais informações podem ser obtidas no perfil @projetoecoaras.

Texto e fotos: Divulgação PPGCOM/UFPA