Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA apresenta oportunidades para mestrado, doutorado e especialização

UFPA apresenta oportunidades para mestrado, doutorado e especialização

• Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 13h31

PÓS GRADUAÇÃO Junho

A Universidade Federal do Pará (UFPA) apresenta uma série de oportunidades para os graduados interessados em continuar com os seus estudos, seja em cursos de Especialização, seja em cursos de Mestrado e Doutorado. Se você tem interesse nas áreas de engenharia, como as de alimentos ou computação, química e meio ambiente, ou nas áreas da educação, não deixe de conferir as opções com inscrições abertas no momento.

Dois PPGs encerram o período de inscrição no mês de julho: o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA), que dispõe de 18 vagas para o ingresso no curso de Mestrado, nas linhas de pesquisa “Planejamento, Projetos e Infraestruturas Hidráulicas em Saneamento” e “Planejamento, Monitoramento, Operação e Controle de Sistemas de Saneamento”; e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), que oferta 18 vagas para o curso de Mestrado nas áreas de “Físico-Química”, “Química Analítica”, “Química Inorgânica” e “Química Orgânica”. As inscrições para o PPGESA terminam no dia 26 e para o PPGQ, no dia 28 de julho, via SIGAA.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestruturas e Desenvolvimento Energético (PPGINDE) seleciona candidatos interessados em reingressar na turma do curso de Mestrado. Se aprovado, o pesquisador retorna na mesma área de concentração e linha de pesquisa inscrito anteriormente. As inscrições estão disponíveis até o dia 4 de agosto. No final do mesmo mês, dia 31, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO) encerra o período de inscrição para cinco vagas no curso de Doutorado. A inscrição deve ser realizada mediante o pagamento de taxa no valor de R$100, com boleto gerado na página da Fadesp. Os interessados em participar devem realizar sua inscrição pelo SIGAA.

Fluxo Contínuo - Cinco programas seguem com inscrições abertas ao longo do ano. O Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPGDT) apresenta 26 vagas para o curso de Doutorado. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de outubro, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200, gerada na página da Fadesp

No mês de novembro, encerram as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP), que disponibiliza 10 vagas para o curso de Doutorado e recebe submissões até dia 1º; e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), com 21 vagas para o curso de Doutorado, disponíveis até o dia 19 de novembro. Do total de vagas, duas são reservadas a ações afirmativas, sendo voltadas para PcD, pessoas pretas e pardas, ribeirinhos, extrativistas, pessoas trans, indígenas e quilombolas.

Já o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) dispõe de 15 vagas para o curso de Doutorado, com inscrições que se encerram no dia 2 de dezembro. E, para finalizar a lista, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia disponibiliza oito vagas de Doutorado, com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2024, realizadas mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100, gerada na página da Fadesp. As inscrições para todos os programas devem ser realizadas por meio da Plataforma SIGAA.

Cursos de Especialização - Há quatro oportunidades para graduandos interessados em se especializar nas áreas de ensino e ambiental, com inscrições abertas. O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) oferta o Curso de Especialização em Análise Ambiental, voltado à capacitação de profissionais da área ambiental na resolução de problemas de modo ambiental. No total, são 55 vagas, sendo 17 vagas para políticas afirmativas, com 8 para servidores efetivos, docentes e técnicos em atuação na UFPA e 9 para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições seguem abertas até o dia 5 de julho na Plataforma SIGAA.

A Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) oferta 180 vagas para o curso de Especialização de Ensino de Matemática na modalidade a distância, sendo 10 vagas reservadas para PcD. O curso apresenta carga horária de 420h, e os interessados devem se inscrever mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50, gerada na página do Tesouro Nacional. Também estão abertas as inscrições para o curso de Especialização de Ensino de Língua e Literatura nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, na modalidade a distância, com 420h. O curso dispõe de 180 vagas, com alguns encontros presenciais nos polos de Bujaru, Salinópolis, Capitão Poço, Paragominas e Muaná. Para se inscrever, é necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50, gerada na página do Tesouro Nacional. Só serão aceitas as inscrições realizadas no SIGAA.

Já o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) oferta o curso de Especialização em Gestão e Segurança Ambiental em Laboratório, com carga horária de 360h e 70 vagas, das quais, 21 são voltadas para demanda social, técnicos e docentes da UFPA. As inscrições devem ser realizadas por meio da Plataforma SIGAA, até o dia 4 de setembro, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50. Mais informações estão disponíveis nas orientações aos candidatos, na página do SIGAA.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo/Ascom