Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia o 51º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras
Início do conteúdo da página

UFPA sedia o 51º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras

  • Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 13h25

20.06.2023 FORPROEX Foto Alexandre de Moraes

De 20 a 22 de junho, a Universidade Federal do Pará recebeu aproximadamente 120 gestores de extensão de todo o Brasil para o 51º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Com o tema “Extensão, Democracia e Desenvolvimento do Território”, as discussões foram conduzidas por meio de mesas de debates, no Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA.

Além de pró-reitores de Extensão, o fórum reuniu convidados da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); das Instituições de Ensino Superior Paraenses; da Prefeitura de Belém; da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC); do Instituto Paulo Freire; da Diretoria de Avaliação da Educação Superior Brasileira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); da Secretaria Geral de Participação Social, ligada ao Gabinete da Presidência da República; e do Canal Futura.

20.06.2023 FORPROEX Foto Alexandre de Moraes 1Na abertura do fórum, as(os) participantes puderam assistir à apresentação do “Sexteto de 7”, da Escola de Música da UFPA, composto pelos músicos Jonathan Miranda (flauta), Agostinho Fonseca Jr (oboé), Herson Amorim (clarineta), Sostenes Siqueira (trompa), Paulo Pinheiro (fagote), Humberto Azulay (piano e escaleta) e Adriana Azulay (piano). Ao final da apresentação, o grupo foi aplaudido de pé pela plateia.

Na sequência, foi formada a mesa de abertura com as participações do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; do reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Clay Anderson Nunes Chagas, na ocasião representando o professor Francisco do O’ de Lima Junior, presidente da Abruem; o presidente do Forproex e pró-reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Helder Eterno da Silveira; e o coordenador regional do Forproex Norte e pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Jr.

20.06.2023 FORPROEX Foto Alexandre de Moraes 31Ao dar as boas-vindas aos participantes, o professor Nelson Souza Jr. Falou que o encontro em Belém tem dois propósitos: “Neste encontro, queremos mostrar para nós mesmos que a extensão brasileira está empenhada para o alargamento da cultura democrática no Brasil. Queremos, sim, ajudar para que a pluralidade e o encontro das diversidades possam ocorrer dentro e fora das nossas universidades. Nós só queremos isso no paralelo do desenvolvimento de nossas territorialidades. Somos a partir dos nossos territórios. Assim, desenvolvimento local e cultura democrática são o que diferenciam as universidades brasileiras e se tornam as pautas principais do trabalho extensionista”.

20.06.2023 FORPROEX Foto Alexandre de Moraes 48O Forproex reúne atualmente 162 instituições públicas em rede. Para Hélder Eterno da Silveira, presidente do fórum, “nossas instituições estão gerando impactos incríveis, com cerca de 120 mil projetos de extensão, 30 mil só na Amazônia”. Também celebrou a vinda do fórum para Belém: “A extensão é uma via democrática das instituições. As IES podem colaborar em busca de soluções para a miséria econômica, social e cultural a que grande parte da população foi submetida nos últimos anos. Por isso viemos para o Pará e a Amazônia no momento em que o mundo se volta para a região. Queremos aprender com a Amazônia”, afirmou.

O reitor da UEPA, Clay Anderson Nunes Chagas defendeu o reconhecimento da importância da extensão para as universidades. “A gente precisa, cada vez mais, ter espaços como esse, para dialogar e propor iniciativas para democratizar o ensino superior. A universidade pode chegar a lugares que o estado e os municípios não conseguem chegar”, destacou Clay Chagas.

20.06.2023 FORPROEX Foto Alexandre de Moraes 144O prefeito Edmilson Rodrigues disse estar honrado com o convite para participar do evento. Exaltou a apresentação musical que abriu o evento, refletindo sobre a importância da arte e da cultura no meio acadêmico e em toda a sociedade.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, agradeceu a reflexão que vem sendo feita no âmbito do Forproex sobre o papel da extensão no projeto de universidade que se delineia para este século. “Nossas universidades são casas de conhecimento que podem servir a muitos interesses diferentes. O que nós discutimos sobre extensão tem relação com a discussão sobre qual universidade queremos ser: no nosso caso, um lugar de conhecimento que existe para transformar para melhor as condições de vida da população. Contamos com o trabalho de vocês para fazer das nossas universidades instituições cada vez mais importantes para a sociedade brasileira”, refletiu o reitor.

20.06.2023 FORPROEX Foto Alexandre de Moraes 86Programação – Após a abertura, o prefeito Edmilson Rodrigues fez uma conferência sobre os desafios da interação da universidade com os diferentes setores sociais para a proposição de soluções para problemas muitas vezes históricos e, ao mesmo tempo, alvos de emergentes discussões sociais contemporâneas, como os direitos humanos, a sustentabilidade, o combate à fome e à miséria, entre outras.

Outras quatro mesas temáticas trataram sobre os principais desafios da extensão brasileira, a avaliação da extensão, a participação social, a cultura democrática e o desenvolvimento territorial. Várias(os) convidadas(os) e debatedoras(es) abordaram aspectos, como a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação, o financiamento permanente e suficiente para a efetiva execução da extensão universitária como componente formativo, as formas de avaliação da extensão do ponto pedagógico da formação das(es) estudantes e o Censo da Extensão Universitária, como instrumento para conhecer, sistematizar, acompanhar e planejar estrategicamente a extensão de modo indissociável do ensino e da pesquisa.

20.06.2023 FORPROEX Foto Alexandre de Moraes 43Durante a programação, também foi lançado o programa televisivo “Alô, Comunidade”, fruto de parceria entre o Canal Futura e universidades parceiras, com o apoio do Forproex e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). A cada edição do programa, são apresentadas reportagens sobre ações, projetos e programas extensionistas das universidades junto a grupos sociais. Episódios do programa já estão disponíveis no GloboPlay.

Ao final do evento, o fórum discutiu e aprovou a Carta de Belém. Ainda houve a eleição da nova diretoria do Forproex, composta pelos seguintes pró-reitores: Hélder Eterno da Silveira (UFU, presidente); Maria Anezilany Gomes do Nascimento (UECE, vice-presidente); Almir Oliveira de Menezes (Ufam, coordenador Norte); Raimunda Kelly Silva Gomes (UEAP, vice-coordenadora Norte); Sueli Maria da Silva Pereira (UFS, coordenadora Nordeste; Esdras Marchezan Sales (UERN, vice-coordenador Nordeste); Ludmila Grego Maia (UFJ, coordenadora Centro-Oeste); Vanessa Renata Molinero de Paula (UniRV, vice-coordenadora Centro-Oeste); Ivana Bentes Oliveira (UFRJ, coordenadora Sudeste); Cláudia Gonçalves de Lima (UERJ, vice-coordenadora Sudeste); Alfredo Balduíno Santos (Udesc, coordenador Sul); Valter Vander de Oliveira (IFSC, vice-coordenador Sul).

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página