Página inicial > Ultimas Notícias > Beira do Rio publica nova edição

Beira do Rio publica nova edição

• Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 13h33

Beira 167

O Jornal Beira do Rio acaba de publicar seu último número. Nesta edição, a matéria de capa apresenta uma pesquisa sobre o poder antioxidante do tucumã. Famoso na região amazônica, o fruto foi tema de dissertação da pesquisadora Lindalva Maria Ferreira, que buscou a obtenção e a microencapsulação de extratos retirados das amêndoas do fruto. O material agora é base de uma nova pesquisa que visa à produção de biscoitos enriquecidos que serão distribuídos como merenda escolar.

Na Seção Entrevista, o professor Pedro Aum, do Laboratório de Ciência e Engenharia de Petróleo do Campus de Salinópolis, fala sobre os desafios, as perspectivas científicas, os projetos e os convênios do Grupo de Pesquisa em Ciência e Engenharia de Meios Porosos da UFPA e dos estudos que visam melhorar a produção dos poços de petróleo e reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) por meio do armazenamento geológico.

O Artigo, colaboração do professor André Cutrim Carvalho destaca os desafios do governo federal diante da atual situação econômica do país. E a Resenha é do livro À sombra da floresta – a Amazônia no jornalismo de televisão, da professora Vânia Maria Torres Costa, que aborda a temática comunicação e colonialidade, ao investigar como a Amazônia é apresentada no cenário nacional.

Há, ainda, matérias sobre a composição da Frente Parlamentar Agropecuária; o Projeto Ciência na Ilha; a doença causada pelo vírus HTLV; a descoberta de dois novos sambaquis na região do Salgado e sobre o turismo na ilha de Algodoal.

O Jornal Beira do Rio é uma produção trimestral, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A versão completa, além do conteúdo exclusivo, encontra-se disponível em beiradorio.ufpa.br.

Texto: Redação Beira do Rio
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA