Página inicial > Ultimas Notícias > CEPS anuncia nova reoferta de vagas do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2023

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 17h24

PSE IQ 3 REOFERTA

A Universidade Federal do Pará vai iniciar, na tarde desta terça-feira, 4 de julho, mais uma reoferta de vagas remanescentes do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas - PSE I/Q UFPA 2023. No total, serão ofertadas 202 vagas, distribuídas em 10 campi, que podem ser ocupadas  por candidatas(os) tanto indígenas quanto quilombolas. As(Os) interessadas(os) em concorrer terão 72 horas (até às 16h do dia 7 de julho) para aderir à nova oferta de cursos.

As vagas desta terceira reoferta têm caráter mútuo, ou seja, podem ser ocupadas por estudantes de ambos os grupos - indígenas e quilombolas - que tenham sido aprovadas(os) e não classificadas(os) nos cursos inicialmente escolhidos. A adesão estará disponível na página de inscrição inicial do PSE Indígenas e Quilombolas (PSE I/Q 2023), por meio de login e senha da(o) candidata(o), das 16h do dia 4 de julho às 16h de 7 de julho de 2023.

O PSE Indígenas e Quilombolas é uma das políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela UFPA para o acesso ao ensino superior de cada vez mais jovens oriundos de povos e comunidades tradicionais. As vagas ofertadas visam contemplar, em particular, candidatos(as) que ainda não tenham sido admitidos(as) em curso superior e que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Possibilidades ampliadas - Assim como em outros processos seletivos da UFPA, a adesão à reoferta no PSE Indígenas e Quilombolas também tem o objetivo de ampliar as possibilidades de ingresso para além das chamadas adicionais (repescagens). A ideia, com esta nova possibilidade, é otimizar a ocupação da totalidade das vagas oferecidas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Todas as regras e os prazos para a adoção da reoferta estão disponíveis no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA).

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA