Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio reúne estudantes e profissionais para debate sobre a área de atenção básica na saúde

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 14h03

Banner SIMPASF 1

O curso de Especialização Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família, da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Núcleo de Medicina Tropical, vai realizar o primeiro Simpósio Paraense em Atenção Básica e Saúde da Família. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus Profissional, e terá a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que atuam ou tenham interesse na área da atenção básica, sendo esta responsável pelo atendimento inicial de orientação e encaminhamentos.

Esta primeira edição do evento será realizada em parceria com o Campus de Altamira da UFPA e traz o tema “Atenção à Saúde, Gestão e Tecnologias do Cuidado” para propor um debate com base nas principais dificuldades relatadas pelos alunos do curso de especialização ao ingressarem no mercado de trabalho, como a falta de qualificação profissional que apresentem os novos modelos de gestão do Ministério da Saúde, como no Programa Previne Brasil, dificuldade de se trabalhar em equipe,  falta de profissionais nas equipes de saúde. Essas questões serão debatidas em palestras, mesas-redondas e conferência, além da apresentação de resumos acadêmicos e e-pôsteres.

WhatsApp Image 2023 07 06 at 16.46.47“O debate da atenção básica é fundamental para a melhoria dos serviços de saúde a fim de garantir um conjunto de ações que abrange a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Esperamos que todos aproveitem ao máximo esta oportunidade de atualização profissional e networking e que saiam deste evento inspirados e motivados a continuar contribuindo para o avanço da área da atenção básica e saúde da família”, informa Ademir Júnior, presidente do simpósio.

Programação - Ao longo dos dois dias de evento, os inscritos serão apresentados a palestrantes com formação e atuação na área da saúde para também desenvolver o debate sobre algumas doenças tropicais negligenciadas no Pará, como doenças de chagas, dengue, hanseníase, leishmaniose e outras; sobre a elaboração e utilização de novas tecnologias nos cuidados em saúde; bem como a melhoria da gestão dos serviços da rede de atenção primária.

O evento terá três workshops, que serão realizados no dia 28 de setembro, com as seguintes temáticas: “Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica”, “Tecnologias em Saúde e suas Aplicabilidades na Atenção Básica” e “Saúde LGBTQIA+ na Atenção Básica”. A inscrição nos workshops está inclusa na inscrição do simpósio, mas também serão aceitas inscrições somente para participação nos workshops. A programação completa está disponível na página do evento.

Como participar - Os interessados em participar do simpósio devem realizar sua inscrição através da página do evento, sendo necessário o preenchimento do formulário e o pagamento da taxa de inscrição. Neste primeiro lote, que vai até o dia 10 de julho, os estudantes de graduação devem pagar a taxa no valor de R$90; estudantes de pós-graduação devem pagar a taxa no valor de R$100 e será cobrado R$140 para profissionais graduados em nível superior.

Para inscrição somente nos workshops, será cobrada uma taxa no valor de R$50.

Submissão de Trabalhos e E-Pôster - Aqueles que desejarem submeter resumos expandidos ou simples de trabalhos acadêmicos científicos podem fazê-lo até o dia 30 de agosto. Todos os trabalhos serão publicados em anais pela editora parceira do evento. Os resumos podem ser submetidos em formato de resumo simples ou expandido, sendo que o formato expandido será apresentado em e-pôster e vai concorrer à premiação.

As classificações seguem as temáticas de “Atenção à Saúde”, “Gestão em Saúde”, “Educação em Saúde”, “Tecnologias em Saúde”, “Saúde Pública” e “Epidemiologia”. Para a avaliação, será levada em conta a estruturação e formatação do resumo, bem como a coerência teórica e metodológica, o encadeamento lógico entre as partes do resumo e a consistência e compreensão para o leitor.

Simpósio Paraense em Atenção Básica e Saúde da Família

Data: 28 e 29 de setembro de 2023

Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus Profissional

Inscrições na página do evento