Página inicial > Ultimas Notícias > Lideranças científicas da Amazônia participam de cerimônia de reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

• Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 09h57

Reativacao CCT

Na última quarta-feira, 12 de julho, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) foi reativado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto com o tema “A Ciência Voltou!”. O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, integra o CCT como representante titular da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tendo como suplente o reitor da Universidade Federal do ABC, Dácio Roberto Matheus.

A solenidade reuniu diversos(as) ministros(as) de Estado, parlamentares, dirigentes de entidades educacionais e científicas e reitores(as) de universidades federais.

O presidente Lula destacou a importância da Ciência para o País. “Ao mesmo tempo em que precisamos combater a fome e a desigualdade, precisamos repensar totalmente as formas de produção que o mundo vem adotando desde os tempos da revolução industrial. O futuro da humanidade só será garantido a partir de novas ideias, de novas tecnologias, de muito mais ciência”, afirmou.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a solenidade foi bastante simbólica: “Marca a retomada do investimento e da valorização da ciência no Brasil, e da compreensão de todo o papel que a ciência desempenha no processo de desenvolvimento e de promoção da inclusão e soberania nacional. O lema do encontro foi ‘a ciência voltou’, que diz tudo sobre o momento que vivemos, de restabelecimento do apoio ao esforço de produção científica em favor do país e dos projetos de desenvolvimento nacional”, detalhou.

Conselho - Formado por 34 membros, o CCT conta com a participação de 16 ministros de Estado (Casa Civil; Secretaria-Geral da Presidência da República; Agricultura e Pecuária; Defesa; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Fazenda; Integração e Desenvolvimento Regional; Meio Ambiente; Minas e Energia; Planejamento e Orçamento; Relações Exteriores; Saúde; além dos chefes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e da Advogado-Geral da União), 8 membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, dentre as quais estão Andifes; Academia Brasileira de Ciências (ABC); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); e Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc). O Conselho é presidido pelo presidente da República, tendo a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação como vice-presidente.

O órgão é o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia. Na cerimônia de reativação do Conselho, foi assinado o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em julho de 2024. A última reunião do CCT havia ocorrido em agosto de 2018.

O Conselho foi reformulado para ampliar a participação de representantes do Governo e da sociedade civil, tendo entre suas atribuições propor: a política de ciência e tecnologia do Brasil; planos, metas e prioridades de governo para a ciência e tecnologia; avaliações relacionadas à execução da política nacional de ciência e tecnologia; e propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico.

A íntegra da cerimônia de reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico está disponível aqui.