Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação inicia prazo para a submissão de projetos de monitoria voluntária

• Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 17h40

Pgrad Monitoria Voluntária

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), iniciou o prazo para a submissão de projetos no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (Pgrad), subprograma Monitoria Voluntária (Pgrad - Monitoria Voluntária).  O objetivo do programa é consolidar ações de qualificação do ensino de graduação a partir do estímulo da participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades acadêmico-pedagógicas. O prazo para a submissão de projetos termina no dia 11 de agosto de 2023.

O desenvolvimento do Pgrad - Monitoria Voluntária busca estimular a participação de discentes de graduação em ações de Monitoria Voluntária, que visem tanto o desenvolvimento acadêmico-profissional quanto a qualificação das atividades curriculares do curso ao qual estão vinculados(as). As atividades serão realizadas sob a coordenação de um(a) docente efetivo(a) da UFPA, que deve ser o(a) responsável por submeter o projeto e desenvolver atividades curriculares teórico-práticas que contribuam para o processo de ensino e de aprendizagem de componente(s) curricular(es), em conformidade com o respectivo Projeto Pedagógico do Curso.

As inscrições das propostas devem ser realizadas via formulário eletrônico disponível no Sistema de Projetos On-line (SISPROL), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, até o dia 11 de agosto. Cada proponente pode submeter apenas um projeto, com dois planos de trabalho. Os projetos serão executados durante cinco meses, com início em agosto de 2023 e término em dezembro de 2023.

Como participar - Para submeter um projeto é necessário que o(a) docente responsável possua acesso ao sistema SISPROL no Perfil de Coordenador(a)/Equipe Técnica/Avaliador(a). Aqueles (as) que ainda não possuem este perfil devem clicar o link de “Liberação de Acesso” para realizar o cadastro e, assim, obter os dados de login e senha que possibilitam o acesso ao formulário de inscrição do edital aberto.

A análise dos projetos submetidos será realizada pela Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale/Proeg) e a previsão é que o resultado final esteja disponível a partir do dia 21 de agosto de 2023, na página da Proeg. Mais informações no edital.

Monitoria voluntária - A seleção dos(as) Monitores(as) Voluntários(as) será feita pelo(a) respectivo(a) Coordenador(a) do projeto proposto. Para ser selecionada(o) para a vaga de monitoria, a(o) estudante deve estar regularmente matriculada(o) no período letivo referente à execução do projeto e ter cursado, com desempenho satisfatório, o componente curricular alvo do projeto de Monitoria Voluntária ou equivalente, conforme estabelecido pela coordenação. A carga horária semanal será de 20h.

Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação - Monitoria Voluntária
Submissões: de 24 de julho a 11 de agosto de 2023, via SISPROL
Resultado: a partir do dia 21 de agosto de 2023
Edital completo aqui.
Mais informações na página da Proeg.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proeg/UFPA