Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa da 75ª Reunião da SBPC e convida a comunidade científica para a reunião em 2024, no Campus Guamá, em Belém

• Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2023, 10h12

UFPA na SBPC Portal 1

Em preparação para sediar a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em 2024, a Universidade Federal do Pará participa da edição deste ano do evento na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Com um estande na ExpoT&C (mostra de ciência, tecnologia e inovação que integra a programação da SBPC), a instituição convida a comunidade acadêmica e científica a participar do evento no próximo ano.

UFPA na SBPC Portal 2 UFPA na SBPC Portal 3

Nos primeiros dias do evento, importantes nomes da ciência e da gestão de ciência e tecnologia no Brasil puderam conhecer um pouco mais sobre a maior Universidade da Amazônia. Visitaram o estande o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcia Cristina Bernardes Barbosa; o secretário de Ciência e Tecnologia para Inovação Social do MCTI, Inácio Arruda; o ex-presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; o reitor da UFPR e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca; o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcos Schiefler Filho; a vice-reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz; o professor e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas, Marcelo Knobel; entre outros pesquisadores e autoridades.

UFPA na SBPC Portal 4Os visitantes recebem um folder que apresenta a atuação, o impacto e a importância da UFPA no cenário amazônico, com reconhecimento nacional e internacional. Os interessados em visitar o estande também podem acessar a edição mais recente do jornal de divulgação científica da UFPA “Beira do Rio”, com reportagens, entrevista e artigo sobre pesquisas desenvolvidas na instituição.

UFPA na SBPC Portal 5No estande, ainda são exibidos conteúdos audiovisuais, como as mensagens do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, convidando a comunidade científica para a 76ª Reunião Anual da SBPC em Belém. Além disso, os visitantes podem degustar bombons do Pará como convite para conhecer a UFPA e Belém em 2024. O estande seguirá aberto à visitação das 8h às 18h, até o último dia do evento, 29 de julho.

Programação – Além do estande, o convite à participação da SBPC na UFPA em 2024 será feito, presencialmente, pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, durante a sessão de encerramento do evento, no dia 28 de julho. O reitor vai apresentar a UFPA como sede da 76ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá em julho do próximo ano. Nesse momento, será exibido um vídeo institucional da UFPA convidando toda a comunidade acadêmica e científica para conhecer a UFPA e Belém. A cerimônia iniciará às 18h30, no Auditório Central, no 1º andar do Ed. Setor Tecnologia. O encerramento será transmitido ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.

O reitor da UFPA também vai participar da mesa-redonda “O Papel das Universidades Públicas na Reconstrução do Brasil”, que integra a programação da SBPC Educação, nesta quarta-feira, 26 de julho, das 13h às 15h30, no Auditório 02 localizado no 1º andar de Engenharia Química. A mesa será coordenada pelo reitor da UFPR e presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, com as participações também da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho; da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida; e do reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Roberto Matheus. A atividade será transmitida pelo canal da UFPR no YouTube.

A comunidade da UFPA também participa do evento deste ano em várias atividades. Confira a programação completa da SBPC 2023 aqui. As atividades vão até o dia 29 de julho no Centro Politécnico da UFPR. Mais informações no site oficial do evento.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Nícia Salimos – UFPA