Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Embaixada da França no Brasil lançam Programa de Cátedras Franco-Brasileiras

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 14h50

Cátedra Franco Brasileira

Com o objetivo de oferecer um espaço de acolhimento mútuo de professores e pesquisadores da UFPA em instituições brasileiras e francesas de ensino e pesquisa, a Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, lançou o Programa de Cátedras Franco-Brasileiras. O programa é voltado para professores pesquisadores que atuem nas áreas de desenvolvimento social, ecologia e mudanças climáticas. As submissões de candidaturas podem ser feitas on-line e seguem abertas até dia 31 de outubro.

A iniciativa busca fomentar novas colaborações e/ou projetos sobre temas emergentes nas áreas de desenvolvimento social e ambiental, bem como fortalecer o aperfeiçoamento de cooperações de excelência pré-existentes entre equipes de pesquisa, sendo uma francesa e uma brasileira. Para isso, o programa oferece uma acolhida, na UFPA e em instituições francesas, durante um período mínimo de 30 e, no máximo, de 90 dias.

Para se candidatar ao programa, é necessário que o pesquisador brasileiro seja professor titular, associado ou adjunto da UFPA, enquanto os candidatos franceses devem estar nas categorias Professeurs des Universités, Maîtres de Conférences, Chargés de Recherche, Directeurs de Recherche ou Pesquisadores e em atividade em um laboratório francês.

Além desses critérios, é necessário que os interessados proponham um projeto elaborado em parceria com um professor anfitrião, que será responsável pelo projeto e pela Cátedra, descrevendo as atividades de ensino e de pesquisa que serão desenvolvidas na universidade anfitriã e informando as datas previstas para as estadias. Os projetos poderão ser redigidos em francês, português ou inglês, seguindo os requisitos dispostos no edital, e deverão ser submetidos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o título “Cátedra Franco-Brasileira na UFPA.

O Comitê Franco-Brasileiro, composto por representantes parceiros do programa, será o responsável pela seleção dos candidatos, bem como pelo acompanhamento e pela avaliação das Cátedras. A divulgação final dos resultados será no dia 20 de novembro deste ano. Mais informações no edital

Acolhimento - O candidato francês selecionado receberá uma bolsa-auxílio da UFPA, no valor de R$ 4.000 (quatro mil reais) por mês, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), e os custos de passagem aérea, ida e volta, e do seguro internacional serão oferecidos pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada Geral da França em Brasília. O período de acolhimento deverá ocorrer entre janeiro e dezembro de 2024.

Já os custos de acolhimento do candidato brasileiro no país europeu, indicado pelo grupo de pesquisa na UFPA, serão pagos da mesma forma, pela instituição parceira na França. Mas, para isso, o candidato francês deverá encaminhar ao professor brasileiro uma carta da sua instituição, assinada pelo responsável da universidade ou do instituto de pesquisa francês, confirmando o oferecimento de uma bolsa de estadia de, no mínimo, 30, e no máximo, 90 dias, de valor equivalente àquela oferecida ao professor francês. Neste caso, os custos de passagem aérea, ida e volta, serão financiados pela própria UFPA.  Para solicitar a passagem, o professor brasileiro deve indicar, no projeto, a previsão da data inicial e final da viagem, com a maior antecedência.

Na instituição anfitriã, o pesquisador deverá exercer suas atividades em tempo integral, durante a estadia prevista no projeto submetido. Ao final da sua permanência, os selecionados no projeto deverão, no prazo de até um mês após o término de sua estadia, enviar um relatório às partes francesa e brasileira, resumindo as atividades que foram realizadas e uma avaliação geral dos resultados e, depois de um ano, a pesquisa de acompanhamento.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA