Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes da Força Aérea Americana visitam a UFPA para divulgar programa de cooperação científica e financiamento de pesquisas básicas

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 15h59

29.08.2023 Visita Americanos Foto Alexandre de Moraes

Na última segunda-feira, 28 de agosto, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita de representantes de escritórios de pesquisas científicas das Forças Aéreas Americanas (USAF) para visitas ao campus e reuniões que trataram sobre possível cooperação científica e o financiamento de pesquisas básicas realizadas por pesquisadores da Universidade. Os pesquisadores americanos James Lyke, gerente de Projetos do Southern Office of Aerospace Research and Development (SOARD), que recentemente instalou um escritório em São Paulo, e Laura Steckman, gerente de Projetos do Air Force Office of Scientific Research (AFOSR), foram recebidos pelo pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer/UFPA), Edmar Costa, para uma conversa de acolhimento institucional, quando tiveram uma apresentação das características gerais da UFPA, assim como de seu potencial em pesquisa básica.

Além de realizarem visitas a alguns laboratórios localizados no Campus Guamá, nas áreas de ciência da computação, física, biotecnologia e biodiversidade, telecomunicações e automação, os visitantes americanos também tiveram uma reunião aberta com pesquisadores e alunos da Instituição, quando fizeram apresentações sobre o escritório internacional no Brasil e em outros países, além de apresentarem os principais portfólios de pesquisa básica já financiados pela Força Aérea Americana.

29.08.2023 Visita Americanos Foto Alexandre de Moraes 12“A visita dos pesquisadores americanos, possibilitada pela boa relação que temos com a Embaixada Americana em Brasília, nos permitiu conhecer as possibilidades e os caminhos que podem levar ao financiamento de pesquisas básicas realizadas na UFPA pelos laboratórios de pesquisa mantidos pela Força Aérea Americana. Essa possibilidade agora é maior, pela instalação de um escritório do SOARD em São Paulo, o que representa um caminho preliminar para a avaliação de propostas com potencial para financiamento pelo AFOSR, que tem sede nos Estados Unidos.

Atualmente, em relação ao financiamento de pesquisas desenvolvidas na América Latina, o SOARD conta com duas sedes: em Santiago, no Chile, e, desde o ano passado, em São Paulo, onde o Dr.James Lyke está atuando. Além de financiamentos que podem variar entre 30 mil e 50 mil dólares por ano, para projetos com duração entre 2 e 3 anos, há, ainda, a possibilidade de os autores desenvolverem etapas da pesquisa em laboratórios dos EUA, com a garantia de que a propriedade intelectual será do pesquisador.

29.08.2023 Visita Americanos Foto Alexandre de Moraes 106“Foi interessante conhecer como os laboratórios deles funcionam, o tipo de pesquisa em que estão interessados e como ocorre o financiamento. Agora cabe a cada pesquisador interessado identificar qual o melhor caminho a seguir. Eu sou da área de ciências da computação e estou começando um trabalho que visa estudar a área de trust em sistemas computacionais, então estou otimista”, comentou  o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Cleidson de Souza, após a apresentação de Laura Steckman, que ressaltou o interesse da equipe em pesquisas que abordem Trust & Influence em áreas como governança, imigração, mudanças climáticas, tecnologia etc.

Financiamento de pesquisas - Para submeter um white paper de projeto de pesquisa, o programa de financiamento do SOARD exige que o autor esteja vinculado, como docente ou pesquisador, a uma instituição de pesquisa ou organização sem fins lucrativos. Para serem submetidos, os projetos devem apresentar, entre outras informações: uma descrição sobre a pesquisa básica, abordando o foco do trabalho e o que já foi desenvolvido até o momento; o objetivo do projeto; a técnica utilizada para alcançar este resultado; o que se pretende alcançar ao final do projeto; possíveis gastos; referências etc.

29.08.2023 Visita Americanos Foto Alexandre de Moraes 23De acordo com o representante do SOARD em São Paulo, Dr. James Lyke, é importante buscar contato e auxílio do escritório , sob a forma de um white paper, antes da submissão de uma proposta final, para que seja possível uma pré-análise, assim se certificando de que estão presentes todos os elementos necessários para a submissão.

“Vocês podem submeter suas ideias a qualquer momento, porque as chamadas estão sempre abertas para propostas de pesquisa. Mas nós não recomendamos que façam isso, porque podemos trabalhar com vocês para que tenham uma proposta mais sólida antes de submetê-la efetivamente a um possível financiamento”, ressaltou o Dr. James Lyke.

Para obter mais informações sobre os requisitos, orientações e demais detalhes para participar do programa, os interessados podem entrar em contato com o SOARD por meio dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para submissões de propostas finais, acesse Home | GRANTS.GOV.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA