Página inicial > Ultimas Notícias > Editora da UFPA lança livro inédito de Vicente Salles e presta tributo ao autor na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

• Publicado: Sábado, 09 de Setembro de 2023, 09h17

Homenagem Vicente Salles Portal 1

A Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa) lança, neste domingo, 10 de setembro de 2023, às 18h, em seu estande na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, um dos últimos livros inéditos de Vicente Salles: Traços & Troças: o Desenho de Crítica e de Humor no Pará.

Em edição de luxo, com capa dura, sobrecapa e impressão em policromia, o livro é resultado de pesquisa ampla e cuidadosa sobre a caricatura no Pará, do fim do século XIX até os primeiros anos do XX.

Homenagem Vicente Salles Portal 2Vicente Juarimbu Salles nasceu em 27 de novembro de 1931, na Vila do Caripi, município de Igarapé-Açu, no Pará, próximo a uma aldeia Tembé. Autor de uma obra multifacetada, publicou 26 livros, participou de dezenas de coletâneas e produziu 51 livretos artesanais de pequena tiragem, as microedições do autor, que ele mesmo editava e custeava. Duas dessas microedições foram reunidas em Traços & Troças para repor o lugar dos artistas paraenses na história da charge e da caricatura no Brasil e lhes dar a visibilidade e o destaque merecidos.

Simone Neno, coordenadora editorial da ed.ufpa, explica que o texto da introdução é datado de agosto de 1998: "São treze anos até a sua publicação como microedição e doze anos até o seu lançamento na forma como agora se apresenta. O tempo decorrido permitiu uma imersão no legado do autor, síntese da historiografia da Amazônia. A proximidade com a Coleção Vicente Salles, sob os cuidados do Museu da UFPA, nos possibilitou explorar o extraordinário universo que o autor percorreu para produzir Traços & Troças, o que resultou na inclusão de um apêndice com imagens que enriquecem o texto e o conjunto imagético da obra".

Regina Maneschy Sampaio, prefaciadora do livro, lembra que "a atração que a arte e a cultura exerciam em Vicente não era maior que seu interesse pela história e seus embates políticos, tão bem fixados nas caricaturas e charges impressas nos pasquins e jornais que serviam às lutas sociais, econômicas e políticas de cada época [...]. Dizia com convicção, ‘Caricatura é assunto sério’, rindo ela castiga os costumes, os personagens de nossa história”.

Em 2010, Vicente Salles recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFPA, em reconhecimento por sua contribuição à preservação da memória cultural e intelectual do Pará e da Amazônia.

Homenagem Vicente Salles Portal 3Tributo a Vicente Salles - Vicente faleceu em 7 de março de 2013, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, a ed.ufpa lhe prestou homenagem, transformando o seu espaço na Feira Pan-Amazônica do Livro em Praça Vicente Salles, que levou ao público um pouco de sua vida e obra. A homenagem também incluiu um ciclo de palestras integrado à programação oficial do evento.

Este ano, para marcar o lançamento de Traços & Troças, a ed.ufpa reedita a homenagem ao autor. Pesquisadores de diferentes instituições de ensino participarão de rodas de conversas sobre a vida e a obra do historiador. Toda a programação será realizada na sala multiúso 2, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, no dia 10 de setembro de 2023: das 10h30 às 12h, sob a coordenação da violinista Marena Salles, viúva de Vicente, estarão Jonas Arraes (UEPA), Paulo Maués (SEDUC) e Alessandra Regina e Souza Mafra (UEPA); das 16h às 20h, sob a coordenação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, comporão a roda Marena Salles, Aldrin Figueiredo (UFPA),  João de Jesus Paes Loureiro (UFPA), que preside o Conselho da Editora da UFPA, e Maria Regina Maneschy Faria Sampaio (UEPA). A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.

Lançamento do livro Traços & troças: o desenho de crítica e de humor no Pará.
Autor: Vicente Salles
Editora: ed.ufpa