Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA realiza 5ª edição do Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica

• Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 10h59

Encontro Antropologia

Sob o tema “Demarcar telas, demarcar territórios: tecnologias móveis, ciberespaço e produção audiovisual”, o Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA, realiza sua quinta edição. A proposta busca promover o debate sobre a produção científica com uso do audiovisual no Brasil e na Amazônia, acerca da Antropologia Visual e do uso de imagens nas pesquisas da área das Ciências Sociais. O evento será sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 12 a 15 de setembro de 2023.

O Encontro científico é realizado bienalmente, como  um espaço de divulgação científica sobre a produção da Antropologia Audiovisual, a partir do diálogo com diversos saberes e conhecimentos que entrelaçam as realidades e percepções amazônicas. Este ano, em celebração aos 10 anos de existência do Grupo VISAGEM, do PPGSA, o evento aborda a relação entre produção acadêmica, audiovisual, internet, povos originários e pertencimento.

Para a professora Denise Machado Cardoso, coordenadora do Grupo Visagem e coordenadora do evento, este é um espaço de análise e aprofundamento sobre o cenário audiovisual, suas potencialidades, aplicações e limitações.

“Nosso objetivo é proporcionar um ambiente favorável aos debates sobre a potencialidade da fotografia, do cinema, dos desenhos e grafismos nos estudos antropológicos, especialmente aos relacionados às realidades dos povos originários. Pois, ao mesmo tempo em que são utilizadas como suportes metodológicos, as imagens e sonoridades também são  produtos das investigações científicas. A ideia é analisar esse potencial dentro das produções acadêmicas e suas limitações, como a questão da ética na pesquisa, por exemplo.”, explica.

Programação - Reunindo convidados especiais e de referência, dentro das diversas áreas da Antropologia, a programação contará com exposições fotográficas, eixos temáticos, mesas-redondas, oficinas e o V Prêmio Arthur Napoleão Figueiredo para ensaios fotográficos.

O prêmio de fotografia Arthur Napoleão Figueiredo é um incentivo à produção fotográfica nacional, por isso, busca premiar trabalhos que contribuam na ampliação e na consolidação das pesquisas que utilizam a imagem como texto, como ferramenta teórica e metodológica. Ao todo serão premiados três ensaios fotográficos feitos por antropólogos/antropólogas, pesquisadores/pesquisadoras das ciências sociais e/ou áreas afins, graduados, mestres, doutores, estudantes de graduação, mestrado, doutorado e/ou especialização em antropologia e áreas afins.

Os interessados em participar do V EAVAAM podem se inscrever pelo site e, presencialmente, inclusive entre os dias 12 a 15 de setembro, período de realização do evento.

A programação completa e mais informações do evento você confere aqui.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Organização do Evento