Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Biblioteconomia da UFPA celebra seus 60 anos

Faculdade de Biblioteconomia da UFPA celebra seus 60 anos

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 15h38

Aniversario Biblioteconomia 2

Este ano, a Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, celebra, em um evento de divulgação científica, os 60 anos de criação do curso de Biblioteconomia. Intitulado “Informação e Conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia”, o evento, a realizar-se de  19 a 22 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, busca reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em um ambiente de apresentação e troca de conhecimentos científicos acerca do tema proposto. As inscrições são on-line.

Além de levantar o debate sobre questões que se referem à informação e à produção do conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia, a iniciativa também é uma oportunidade de divulgar as ações desenvolvidas na faculdade e no programa de pós-graduação da UFPA. Por isso a programação conta com conferências, mesas-redondas, painéis temáticos, palestras e sessão de apresentações de trabalhos acadêmicos.

Para a professora Telma Sobrinho, coordenadora da Fabib, esse é um momento único, de troca de conhecimentos e enriquecimento pessoal e profissional. “O curso de Biblioteconomia da UFPA foi o primeiro a ser criado na Amazônia. Celebrar isso por si só já é muito simbólico, mas nós queríamos fazer um espaço de aprofundamento mesmo. Por isso, em um viés sustentável, o evento trará discussões sobre ensino e pesquisa em prol do desenvolvimento da nossa região (Amazônica), com a participação dos docentes da própria faculdade e de outras Instituições de Ensino Superior, em uma perspectiva de troca de saberes bibliotecários e da Ciência da Informação.” detalha a professora.

Desde a sua fundação, a Faculdade de Biblioteconomia busca colaborar com os interesses de seus discentes, acompanhando os cenários educacionais, socioculturais e tecnológicos, a fim de formar futuros bibliotecários diversos em saberes e áreas de atuação.

Ao todo, nesses 60 anos de existência, o curso de Biblioteconomia já formou mais de 2.000 alunos e possui mais de 500 alunos ativos.Um deles é Jair Carvalho, presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia da UFPA, que, pela sua experiência acadêmica, entende a celebração deste marco como “um lembrete da responsabilidade contínua em adaptar e evoluir para atender às necessidades em constante mudança da sociedade, mantendo viva a missão da Biblioteconomia”, avalia. “Minha experiência no curso tem sido enriquecedora. Tanto a UFPA quanto a Fabib têm proporcionado uma formação abrangente, com professores dedicados, programas inovadores e eventos que expandem nosso conhecimento, como futuros profissionais da área. O evento do marco de 60 anos da faculdade, por exemplo, representa uma celebração da trajetória na formação de profissionais comprometidos com a democratização da informação e do conhecimento”, opina.

Em todo o Brasil, o curso de Biblioteconomia desempenha um papel crucial na promoção do acesso à informação e à cultura. Na Região Norte, em razão da sua vasta diversidade cultural, étnica e histórica, as Faculdades de Biblioteconomia buscam valorizar a identidade local, além de contribuir com seus profissionais para o desenvolvimento educacional e social da comunidade, tornando a Biblioteconomia vital para a região.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site ou instagram

Serviço
“Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento da Amazônia” - 60 anos do Curso de Biblioteconomia
Data: de 19 a 22 de setembro de 2023
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Universitário do Guamá.
Inscrições: on-line

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA