Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA de Altamira realiza evento para discutir saúde mental

UFPA de Altamira realiza evento para discutir saúde mental

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 16h01

Projeto Saude Mental Altamira 1

O mês de setembro é marcado por discussões que envolvem saúde mental e prevenção ao suicídio, temas que ainda são considerados tabus, mas ganham espaço na sociedade por meio de campanhas como o Setembro Amarelo. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou cerca de 700 mil casos de suicídio ao redor do mundo e também afirma que, para cada pessoa que realiza o ato, existem outras 20 que tentaram. São números alarmantes que destacam a urgência de promover debates e ações sobre o assunto.

A ação de tirar a própria vida pode estar ligada a inúmeras causas, como o adoecimento mental, transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, uso constante de substâncias psicoativas ou, ainda, questões sociais e econômicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta é uma das principais causas de morte de jovens entre 15 e 29 anos, faixa etária majoritária dos cursos de graduação, por isso é importante que o diálogo se estenda para dentro dos ambientes acadêmicos e haja com alunos, professores e pesquisadores no geral.

“O ambiente acadêmico apresenta uma natureza desafiadora para muitas pessoas, o que, em alguns casos, pode desencadear adoecimento emocional da comunidade. Professores, estudantes e pesquisadores experienciam sintomas de adoecimento mental, sem ao menos saber identificá-los. Tais sintomas têm naturezas diversas, como falta de concentração, insônia, esquecimento, ansiedade, falta de ânimo na realização das atividades, entre outros, até reverberar em absenteísmo ou evasão e, em casos mais graves, depressão e suicídio. Estimular as campanhas sobre o assunto e as discussões e oferecer espaços de acolhimento às pessoas evita que o ambiente acadêmico se torne adoecedor”, afirma a professora Priscilla Bellard, da Faculdade de Educação da UFPA/Altamira e coordenadora do Projeto Pases.

Projeto Saude Mental Altamira 2Ação sobre saúde mental no Campus de Altamira - Como parte das ações de prevenção ao suicídio, o Projeto Pases, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Altamira, realizou o evento “Setembro Amarelo: o esporte, o lazer e a boa alimentação”, em parceria com o Projeto “Um campus à margem do rio e um rio à margem do campus: lazer, educação e sociabilidade no Campus Universitário de Altamira.” A ação foi realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro e convidou psicólogos, educadores físicos e nutricionistas para dialogar com a comunidade acadêmica sobre o desgaste mental dentro dos ambientes universitários e a importância de manter uma alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares para a promoção da saúde física e mental.

Além da palestra, também foi realizado um cinedebate e uma roda de conversa sobre suicídio na população jovem universitária. Houve prática de esportes como treino funcional, pilates, massoterapia, natação e travessia de caiaque no rio Xingu. O Projeto Pases funciona no Campus Altamira desde 2014 e oferece assistência psicológica gratuita para os estudantes do campus.

“Este evento foi pensado e desenvolvido a fim de criar um espaço e a cultura de diálogo sobre saúde mental, para que a comunidade acadêmica estudantil da UFPA de Altamira possa conscientizar-se sobre o tema, buscando minimizar os índices de adoecimento mental na comunidade. Falar é o melhor mecanismo de proteção nesses casos”, informa a professora Priscilla Bellard.

Outros serviços da UFPA - Além dos projetos de extensão desenvolvidos pela Faculdade de Psicologia, a UFPA, Campus Guamá, também disponibiliza dois serviços voltados a alunos, professores e técnicos. A Clínica de Psicologia dispõe de atendimento gratuito com psicólogos e psiquiatras e atua tanto com a comunidade acadêmica como com o público externo. Há, ainda, o Serviço de Atenção Psicossocial (SAPS), ofertado pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS), que também oferece atendimento psicológico, psiquiátrico e de assistência social gratuita, mas exclusivo para estudantes da UFPA.

A Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) da UFPA também oferta atendimento e acolhimento psicológico para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio do Programa Estudante Saudável. O atendimento acontece em diversos campi, com profissionais de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia.

Informações sobre a Clínica de Psicologia da UFPA, acesse a página.
Para conhecer o Programa Estudante Saudável, acesse a página.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Acervo do Projeto