Página inicial > Ultimas Notícias > A edição 168 do Beira do Rio chegou!

A edição 168 do Beira do Rio chegou!

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 16h35

Beira do Rio Edicao 168

Mês novo, Beira novo! A edição 168 do Jornal Beira do Rio já está disponível e traz como destaque uma pesquisa com insetos bioindicadores. Objetos de estudo da entomologia, os insetos, além de atuarem em processos como polinização e decomposição de matéria orgânica, também podem indicar se determinado ambiente está ou não preservado. Dessa maneira, o professor da UFPA Leandro Juen e mais quatro pesquisadores publicaram um artigo que reúne todas as informações e os avanços já obtidos nessa área da Biologia.

Outro destaque da capa é a matéria sobre o Método Canguru, que garante vínculo entre mães e bebês. Nessa pesquisa, que rendeu o título de doutora a Gabriela de Farias, participaram 31 mães adolescentes, cujos filhos nasceram antes da 30ª semana de gestação, pesando menos de 2,5 quilos.

A entrevista é com a musicóloga e pesquisadora Gilda Helena Gomes Maia, que, em sua pesquisa de doutorado, abordou o legado artístico-musical dos irmãos Ulysses e Helena Nobre, dois importantes cantores líricos paraenses do século XX. Em entrevista, Gilda Maia fala sobre a vida dos Irmãos Nobre e revela que sua pesquisa, além de contribuir com a historiografia musical do estado do Pará, busca romper com o silêncio que paira sobre a história dos “Uirapurus Paraenses”, como Helena e Ulysses ficaram conhecidos.

Nesta edição, quem assina o artigo é a bibliotecária e mestre em Ciência da Informação Amanda Gomes, falando sobre os Termos de Uso e a privacidade nas Redes Sociais. E a Seção Resenha traz ao público o livro Baixo Amazonas – Histórias entre rios, várzea e terra firme, organizado pelos professores Karl Arenz, Luiz Carlos Laurindo e Diego Gois. A obra reúne a recente produção acadêmica sobre a história do Baixo Amazonas.

Há também reportagens sobre o consumo e a identidade na feira livre de Cametá; uma turbina a vapor para geração de energia em pequenas comunidades; um jogo virtual que auxilia na fluência da língua inglesa e uma metodologia educativa que utiliza o supermercado para o ensino de Botânica.

O Jornal Beira do Rio é um produto trimestral de divulgação científica, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A versão completa e outros conteúdos exclusivos estão disponíveis em beiradorio.ufpa.br, já o impresso pode ser retirado, gratuitamente, na Biblioteca Central da UFPA.

Texto: André Furtado - Ascom UFPA
Imagem: Ascom UFPA