Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA melhora desempenho e ocupa a 121ª posição no ranking QS Latin America and Caribbean 2024

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h00

QS Latin America University Rankings 2024 Portal

Publicada na última semana, a edição 2024 do QS Latin America and Caribbean University Rankings apontou a Universidade Federal do Pará (UFPA) como a 121ª melhor universidade entre as instituições da América Latina e do Caribe. Na edição anterior, a UFPA havia alcançado a 125ª posição. Uma novidade deste ano foi a publicação de subclassificações no âmbito da América do Sul, no qual a UFPA ocupou a 99ª posição, e no âmbito do Cone Sul, no qual a instituição performou na 73ª colocação.

Na avaliação do Times Higher Education Latin America University Rankings 2023, divulgada em julho de 2023, a UFPA também subiu de posição, alçando a 71ª colocação, quatro posições acima da edição anterior.

O QS University Rankings avaliou este ano cerca de 1500 instituições de 104 localidades de todo o mundo, sendo 192 universidades da América Latina e do Caribe. O ranking considera nove indicadores para avaliação das instituições: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, proporção de professores por estudantes, citações por docente, proporção de docentes internacionais, proporção de estudantes estrangeiros, redes de pesquisa internacionais, resultados de empregabilidade e sustentabilidade, estes três últimos introduzidos nesta edição.

Os indicadores em que a UFPA melhor performou foram a proporção de professores por estudantes, as redes de pesquisa internacionais e a reputação acadêmica.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “Apesar das diferenças de métricas adotadas pelos rankings internacionais, temos acompanhado o avanço da Universidade Federal do Pará em diversas avaliações, o que é um sinal de reconhecimento da importância e do porte da nossa instituição para além da já conhecida fama de ‘maior do Norte’. Em um momento em que a Amazônia se torna um assunto global, é muito significativo que uma universidade na e da Amazônia alcance esses novos patamares”.

Brasil - Entre as brasileiras, a UFPA está na 33ª posição. A Universidade de São Paulo (USP) assumiu a liderança do ranking da América Latina e do Caribe. Também se destacaram nas melhores posições a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA