Página inicial > Ultimas Notícias > Programação discute 50 anos do golpe militar no Chile

Programação discute 50 anos do golpe militar no Chile

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h50

50 anos golpe militar Chile

Na próxima quinta-feira, 21, será realizada, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), a programação especial “50 anos do Golpe de Estado no Chile: arte, memória e resistência”. A organização é da Faculdade das Ciências da Linguagem, do curso de Letras-Língua Espanhola, do Campus de Abaetetuba, com colaboração da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, e tem como objetivo gerar um espaço de reflexão que permita conhecer, compreender e discutir a ditadura chilena e no Cone Sul nos anos 70, por meio das expressões artísticas e culturais.

“Trata-se de convocar o universo da UFPA, por meio dos cursos de Letras (Espanhol e Português), para abrir uma instância de diálogo crítico e reflexivo sobre o significado que tiveram na sociedade latino-americana e, em particular, nos países do Cone Sul as ditaduras civis-militares, que deixaram uma marca indelével de morte e dor ainda vigente em nossas formas de convivência”, explica o professor da FACL, Curso Espanhol, Marco Chandía Araya.

A programação está prevista para começar às 17h, no Auditório Setorial Básico II, com apresentação do livro Historia de la literatura latinoamericana para estudiantes de Letras del Brasil. Texto de estudio (2023), organizado pelo professor Chandía Araya. Na sequência, será exibido o documentário de Patricio Guzmán, El botón de nácar (2015), e encenada a peça de teatro do coletivo de atuação da Fábrica de Sonhos, “La huella de los detenidos desaparecidos” (2023). Ao fim, haverá espaço para um diálogo aberto sobre memória e resistência, seguido de um cofee break para encerramento.

“Por meio da literatura, do cinema e do teatro, estamos não apenas resgatando a memória histórica, mas também criando estratégias de resistência contra o esquecimento que permitirão que o ódio nunca mais atinja nossos povos latino-americanos”, defende o docente do Campus de Abaetetuba.

Esta será a segunda apresentação da atividade que, na última semana, foi realizada no auditório central do campus do interior. Um grupo de 50 estudantes dos cursos de Letras-Língua Espanhola e Portuguesa do município de Abaetetuba é aguardado no Campus Guamá.

50 Anos do Golpe Militar no Chile - Arte, Memória e Resistência
21 de setembro, a partir das 17h