Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Ananindeua realiza 4ª edição do Seminário Amazônico de História e Natureza

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 15h01

Seminario historia e natureza Portal

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Grupo de Pesquisa História e Natureza do Campus Universitário de Ananindeua da UFPA vai realizar a 4ª edição do Seminário Amazônico de História e Natureza. O evento busca reunir, em um ambiente de participação, debate e divulgação científica, estudantes e profissionais interessados nas relações entre o meio social e ambiental. O evento acontece em formato híbrido e as inscrições já estão abertas on-line.

O foco desta edição será a história dos animais e sua relação entre sociedade e natureza, a fim de pensar o passado considerando os animais não humanos também como personagens importantes nesta relação. Para o professor Wesley Kettle, coordenador do Grupo de Estudos Pesquisa História e Natureza da UFPA, abordar essa temática no seminário é acompanhar uma crescente onda de interesse na área.

“O tema ‘animais na história’ tem ocupado cada vez mais espaço no campo da história ambiental. Importantes obras, dossiês em revistas acadêmicas e artigos científicos de grande qualidade têm sido publicados por pesquisadores de todo o mundo. Além disso, a importância da fauna, ao longo da história, tem sido cada vez mais discutida nos importantes fóruns acadêmicos e da sociedade civil em geral. Então, nós não poderíamos deixar de abordar esta temática, principalmente por termos um número considerável de participantes do grupo de pesquisa investigando esse assunto em diferentes temporalidades”, ressalta o professor.

Com conferências, palestras e mesas de debates, a programação vai abordar a relação entre animais e humanos ao longo da história, considerando várias dimensões, como a cultura, o comércio, as religiões e a economia, e os palestrantes discutirão a presença dos animais ao longo do tempo e seus registros em diferentes tipos de documentos históricos. As palestras serão presenciais e terão transmissão simultânea pelo YouTube.

Para o professor Wesley Kettle, considerar os animais nos estudos de história é uma forma de dar visibilidade a esses personagens, muitas vezes esquecidos, que são indispensáveis para o bom funcionamento do planeta. “Os animais não humanos são personagens da história que nos permitem ampliar nossa compreensão sobre o passado. Além disso, eles nos permitem voltar o olhar para a natureza e entender a história com uma perspectiva em que os humanos não são o centro do estudo e atenção”, explica o professor.

Submissão de trabalhos - Os interessados em submeter suas produções acadêmicas neste evento devem enviar sua produção até dia 10 de outubro, em formato de resumo expandido, via formulário eletrônico no ato da inscrição. A temática dos trabalhos não é restrita ao tema ‘animais na história', sendo aceitas também pesquisas relacionadas à sociedade e natureza.

A divulgação dos trabalhos aceitos será realizada no dia 25 de outubro de 2023. Os trabalhos aprovados e selecionados pela comissão científica serão publicados em livro organizado pela coordenação do GRHIN. As apresentações de trabalho acontecerão de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet, no dia 9 de novembro.

Mais informações podem ser acessadas no site do evento.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Arte: Organização do evento