Página inicial > Ultimas Notícias > Evento internacional realiza debates sobre projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos na Pan-Amazônia

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h14

Simposio Interdisciplinaridade Sustentabilidade Amazonia

As Instituições de Ensino Superior localizadas na região amazônica apresentam uma série de pesquisas e produtos para promover o desenvolvimento da região com responsabilidade socioambiental. Procurando trazer o foco para essas iniciativas, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) realiza a 3° edição do Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento, que convida para um debate as instituições da Pan-Amazônia que produzem pesquisas científicas e promovem o debate político sobre a região. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Campus Guamá, e receberá a submissão de resumos simples e resumos expandidos até o dia 6 de outubro.

Esta edição apresenta o tema “Pesquisa, Ensino e Extensão na Amazônia para um Desenvolvimento Regional com Responsabilidade Global” e convida pesquisadores brasileiros e estrangeiros a  apresentarem suas pesquisas e   resultados alcançados, mas também identificar novos problemas e demandas que necessitam de pesquisa e intervenção, a fim de promover um desenvolvimento sustentável e a inclusão das comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, extrativistas e periféricas.

“A Academia consegue acompanhar, monitorar e subsidiar processos de transformações sociais, econômicas, geográficas e políticas, cujos resultados não se mostrarão de forma imediata. Assim, a Universidade tem a capacidade de acompanhar e propor mudanças dentro de um espaço e tempo que vão além dos ciclos eleitorais, daí sua importância no incentivo de diálogos e debates”, informa Armin Mathis, diretor do NAEA.

A expectativa é que o evento consiga disseminar novos conhecimentos e tecnologias que sejam eficientes no desenvolvimento regional, além da troca de conhecimento científico entre pesquisadores, gestores e alunos interessados pelo estudo e desenvolvimento da Pan-Amazônia. Esta iniciativa também se mostra promissora para a articulação de convênios e ações de cooperação entre universidades e instituições de pesquisa, ciência e tecnologia nacionais ou internacionais.

50 anos NAEA - O 3° simpósio internacional  também marca a celebração dos 50 anos da criação do NAEA, que, desde sua fundação, tem como objetivo evidenciar a região amazônica como um local de promoção de investigação científica e formação de pesquisadores qualificados e promove o retorno da pesquisa acadêmica para a sociedade por meio de ações de extensão. As ações desenvolvidas pelo Núcleo são norteadas pelo desenvolvimento regional com responsabilidade global, levando em consideração as populações que vivem na Pan-Amazônia, suas organizações sociais e as diversas formas de uso dos recursos naturais.

O Núcleo está entre os primeiros a ofertar curso de Doutorado na área do Desenvolvimento Sustentável no Brasil, no ano de 1994, e atua na elaboração de planos de desenvolvimento com os governos municipal, estadual e federal. Em 2022, o NAEA se qualificou com nota 7 na avaliação da Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC).

“Desde que foi criado, o NAEA busca apresentar propostas de desenvolvimento regional que atendam a alguns critérios básicos, como o respeito à autonomia das populações que vivem nos territórios objetos das propostas, além do respeito para as populações extraterritoriais no sentido de evitar que uma escolha tomada dentro de um território reduza as possibilidades das escolhas de outras populações”, reitera Mirleide Chaar Bahia, coordenadora do evento.

Como participar do evento - As inscrições on-line estão disponíveis até o dia 16 de novembro. Após essa data, os interessados em participar poderão se inscrever presencialmente, no dia 20 de novembro, primeiro dia do evento, a partir das 9h, no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado no Campus Básico da UFPA, Guamá. Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente por meio da Site do Evento.

O evento também recebe a submissão de trabalhos acadêmicos no modelo de resumos expandidos e resumos simples até o dia 6 de outubro. As apresentações de resumos expandidos serão apresentadas no modelo oral e os resumos simples serão apresentados no modelo de pôster. É importante conferir o Site do Evento e a Página do NAEA para as orientações de submissões. Todos os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do evento; e os melhores, na revista Papers, do NAEA.

Serviço
Data: 20, 21 e 22 de novembro
Local: Campus Guamá.
Inscrições até o dia 16 de novembro, via Página do Evento
Submissão de resumos expandidos e resumos simples até o dia 6 de outubro.
Outras informações estão disponíveis na Página do NAEA.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Paulo Amorim/Getty Images