Página inicial > Ultimas Notícias > Programa seleciona estudantes brasileiros para evento internacional com lideranças de impacto social

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h37

Brazil Conference

Para que seja possível viver em uma sociedade mais igualitária, é importante incentivar que brasileiros e brasileiras liderem iniciativas de impacto social. Como forma de promover esse incentivo, a comunidade brasileira de estudantes de Boston, nos Estados Unidos, recebe inscrição no Programa de Embaixadores da Brazil Conference de 2024. O programa vai selecionar até dez estudantes brasileiros, sendo dois de cada região, para participarem do evento que terá a presença de líderes e representantes da diversidade do Brasil.

A 11ª edição da Brazil Conference será realizada em Boston, entre o final de março e o início de abril de 2024, e propõe ser um espaço de debate com líderes políticos e sociais para abordar questões que impactam a sociedade brasileira com a proposição de soluções. Essa é uma oportunidade para que estudantes possam compartilhar suas narrativas de vida e apresentar projetos de desenvolvimento social que desenvolvem em suas respectivas comunidades, seja de âmbito local, seja nacional.

O evento busca representar parte da pluralidade de identidades brasileiras e, por isso, encoraja a inscrição de pessoas de todas as religiões, sexualidades, gêneros e raças. Considerando essa pluralidade, a comissão organizadora vai selecionar 10 brasileiros que desenvolvem projetos sociais, de pesquisa ou extensão, empreendedorismo e voluntariado para participar da conferência. Os embaixadores selecionados recebem a missão de participar das discussões do evento e dar continuidade às suas iniciativas de impacto social no Brasil, podendo utilizar o networking dos embaixadores para potencializar seus resultados.

“Os selecionados terão contato com diversos brasileiros estudando nos Estados Unidos e dedicados a diferentes tipos de causas sociais e poderão conhecer personalidades nacionais -  ministros, pesquisadores, artistas, empresários - que podem contribuir muito com o desenvolvimento dos embaixadores. Esse tipo de networking é o primeiro passo para iniciar futuras colaborações que podem impulsionar muito o projeto dos selecionados, como já aconteceu diversas vezes ao longo das edições da Brazil Conference”, afirma Mateus d’Ávila, egresso da UFPA que hoje atua na organização do programa.

Como participar - Os interessados em participar do Programa de Embaixadores da Brazil Conference devem ter cidadania brasileira, ter mais de 18 anos e apresentar idoneidade moral e reputação ilibada. Não é necessária a proficiência na língua inglesa, pois a maior parte do evento será realizada em português ou com tradução simultânea.

As inscrições acontecem em três etapas, sendo a primeira fase o preenchimento de formulário virtual, que segue aberto até o dia 25 de outubro de 2023. O formulário consiste em questões socioeconômicas, familiares e profissionais. A segunda etapa também será realizada por meio de formulário, com a submissão de um vídeo de apresentação e perguntas sobre os projetos sociais em que o candidato atua. A terceira e última etapa trata de uma entrevista realizada por chamada de vídeo para conhecer melhor os candidatos.

Os candidatos selecionados como embaixadores terão as seguintes despesas custeadas: emissão de passaporte e visto, transporte, hospedagem e alimentação onde o evento será sediado (Boston). Os embaixadores serão pareados com mentores de suas respectivas áreas para aperfeiçoamento profissional e de seus projetos, assim como farão um tour exclusivo pelo campus da Universidade de Harvard e pelo Massachusetts Institute of Technology.

Programa de Embaixadores da Brazil Conference de 2024

Inscrições via formulário virtual até o dia 25 de outubro de 2023