Página inicial > Ultimas Notícias > VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia recebe Violeta Loureiro e Philip Fearnside para diálogo sobre a Amazônia

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 12h57

Banner EPCA2023 SITE Prancheta 1

Para promover um diálogo  sobre os fenômenos comunicacionais na Amazônia,  entre os dias 21 e 23 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/UFPA) vai realizar o 6º Encontro de Pesquisadores em Comunicação na Amazônia (EPCA). Com o tema "Atravessamentos da Comunicação no Contexto das Amazônias e suas Interações", a edição deste ano será on-line e vai reunir nomes como o do professor Philip Fearnside, Nobel da Paz em 2007, do INPA, e da professora Violeta Loureiro, da UFPA, referência em diálogos sobre a Amazônia como colônia do Brasil.

Para o coordenador do PPGCom, Luiz LZ Cezar, o encontro permitirá um diálogo essencial para a consolidação das pesquisas em comunicação na Amazônia. “Estamos no VI EPCA e este é um encontro já consolidado, que dialoga essencialmente sobre nós, pesquisadores da região, com base nos nossos trabalhos e no que estamos pensando em ciência na região, mas não só isso, temos sido ponte para pensar pesquisas aqui, nas Amazônias, por meio do nosso PPG, alinhado ao compromisso com as discussões regionais e à relevância que temos como programa nota 5, na Capes”, comenta o professor.

Segundo Luciana Guimarães, discente de mestrado do PPGCom e integrante da equipe de organização do VI EPCA, neste ano, a grande novidade, além de nomes inéditos, são os anais de evento científico.“É balizador, na jornada acadêmica, que tenhamos publicações científicas, e o VI EPCA é mais uma possibilidade dentro desse cenário. Agora, quem optar por entregar artigo completo, na submissão, terá a chance de ter o registro e a certificação de sua obra. Isso dá um peso maior ao evento, academicamente falando”, pondera.

philip fearnside INPAProgramação - A programação do VI EPCA conta com a participação de pesquisadores e pesquisadoras renomados/as no campo comunicacional e suas interfaces. Além de conferências, haverá a jornada Interprogramas (que abrange os Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Amazônia brasileira) e a reunião de Grupos de Trabalho (GTs), com participação de discentes, egressos e docentes de cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Amazônia e de outras regiões do país.

No dia 21 de novembro, a conferência de abertura será a partir das 10h, terá como tema “Amazônias e seus atravessamentos” e será proferida pelo professor Philip Martin Fearnside. O conferencista Philip Martin Fearnside é doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus (AM), onde vive desde 1978. Ele também é membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007.

Os Grupos de Trabalho estarão reunidos no dia 22 de novembro, a partir das 9h, para as discussões temáticas e apresentações de resumos expandidos. Para participar dessa modalidade, os interessados podem acessar o site do encontro, verificar as regras e realizar a submissão do resumo.

violeta LOUREIRO DIVULGACAOJá a conferência de encerramento, no dia 23 de novembro, a partir das 17h, contará com a presença de Violeta Refkalefsky Loureiro, que abordará o tema “Amazônias e seus atravessamentos como colônia do Brasil”. Violeta é doutora em Sociologia pelo Institut des Hautes Estudes de l’Amériqu e Latine (1994) e pós-doutora pela Universidade de Coimbra (2006). Ao longo de sua trajetória, Violeta já recebeu diversos prêmios e destacou-se por conseguir implantar as disciplinas de Sociologia e Estudos Amazônicos em âmbito estadual, além de ter uma vasta produção sobre a Amazônia. Aposentada, ela permanece atuando como pesquisadora e professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA.

Além dos conferencistas, outros nomes importantes das Amazônias que estarão no encontro são: Luciene Kaxinawá, jornalista indígena apresentadora no Canal Futura; o professor Walter Teixeira Lima Junior (Unifesp/UFPA), que atua com pesquisas interdisciplinares em Tecnologia, Comunicação e Sistemas Cognitivos Artificiais; e a fotógrafa Marcela Bonfim, que foca seu olhar com base em uma narrativa visual e política sobre a constituição e memória da população negra brasileira, enraizada na região amazônica.

Inscrições - A inscrição como ouvinte é gratuita e pode ser realizada até 23 de novembro, no site do evento. O prazo para submissão dos trabalhos segue até o dia 28 de outubro, com o pagamento de uma taxa no valor de R$25. Interessadas(os) também podem submeter seus trabalhos, realizar inscrição e ter acesso ao edital. Todas as modalidades de inscrição darão direito à certificação.

Para mais informações, consulte o site do evento ou o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto e arte: Divulgação PPGCom/UFPA