Página inicial > Ultimas Notícias > 34ª edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPA será realizada de 6 a 10 de novembro

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 14h30

Seminic

Está chegando o grande momento de apresentação dos resultados obtidos pelos bolsistas do  Programa de Bolsas de Iniciação Científica, desenvolvidos ao longo dos últimos 12 meses, na 34ª edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPA (Seminic). Realizado anualmente, o Seminic terá como tema Ciência para a reconstrução do Brasil e vai ocorrer de forma semipresencial, do dia 6 ao dia 10 de novembro, com a realização de palestras e apresentações de trabalhos de diferentes áreas do conhecimento. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 6.

O desenvolvimento do Programa de Bolsas de Iniciação Científica é uma forma de a Universidade Federal do Pará (UFPA) reafirmar o seu compromisso com o crescimento da pesquisa científica na Amazônia. Para tanto, só em 2023, foram ofertadas 2.160 bolsas, com o apoio das agências de fomento Fapespa e CNPq. Agora, os bolsistas contemplados por esses programas terão a oportunidade de compartilhar com toda a comunidade acadêmica tanto os resultados produzidos durante suas respectivas pesquisas e projetos como as possibilidades que esses estudos trazem para o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida da população.

“O Programa Pibic tem como objetivo despertar a vocação científica e estimular as aptidões para a pesquisa entre estudantes de graduação e, assim, colaborar para a formação de recursos humanos em pesquisa. Os bolsistas de Iniciação científica obtêm ganhos em razão da articulação entre suas respectivas graduações e a pós-graduação pretendida, pois passam a dominar metodologias de pesquisa, aprimoram o pensamento científico e  expandem o conhecimento integrado à vida acadêmica”, ressalta Germana Araújo Sales, diretora de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp).

Além do crescimento acadêmico que a iniciação científica favorece, essa experiência também possibilita uma maior interação entre a graduação e a pós-graduação, auxilia na redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação e contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa e diferentes atividades profissionais.

Programação - A   34ª edição do Seminic terá dois momentos: um presencial e um virtual. A programação presencial terá início às 16h do dia 6 de novembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes(CEBN), com a abertura oficial do evento e a conferência Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional: Onde Estamos?, da professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Cláudia Linhares.

No decorrer dos dias, também serão recebidos os professores Flávio Anastácio Camargo (UFRGS) para falar sobre Oportunidades e Desafios para a Cannabis Medicinal no Brasil; Edson Dalmonte (UFBA), que vai abordar Fake News, Desinformação e Regulação das Plataformas; e Adelaide Faljoni-Alario (USP), que terá como pauta A Interdisciplinaridade para um Novo Mundo.

Para fechar a programação presencial do evento, no dia 10, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Vladimir Safatle fará a conferência Os Limites do Ressentimento: Problemas da Crítica como Psicologização de Lutas Sociais, no auditório do ICJ, às 16h. Logo após a conferência, será realizada uma sessão de autógrafos no estande que contará com as obras do professor.

Além das conferências de pesquisadores convidados, haverá também a apresentação dos bolsistas contemplados nos Editais Prêmio Horácio Schneider - Destaque na Iniciação Científica (2023) e Pibic Verão (2023). Cada dia do evento será dedicado a uma grande área do conhecimento.

Por sua vez, a programação virtual do Seminic constará da disponibilização dos vídeos enviados pelos bolsistas Pibic para a apresentação dos seus respectivos trabalhos científicos. Os vídeos poderão ser acessados por todos os interessados, no site do evento.

XXXIV Seminário de Iniciação Científica da UFPA

Data: 6 a 10 de novembro de 2023

Programação completa aqui.

Para se inscrever como ouvinte e receber certificação, acesse a página do evento.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Propesp/UFPA