Página inicial > Ultimas Notícias > Cursos da UFPA são bem avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 19h25

Enade 2023 Portal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última terça-feira, 31 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano de 2022. Dez cursos presenciais da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram da avaliação, dos quais nove obtiveram as maiores médias, 4 e 5, e quatro aumentaram o conceito em relação à avaliação anterior, realizada em 2018.

Neste ciclo do Enade, alcançaram a nota máxima, 5, os cursos de Direito e Psicologia. Obtiveram o conceito 4 os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Serviço Social (Belém) Serviço Social (Breves) e Turismo. Já o curso de Ciências Econômicas foi avaliado com a nota 3, avançando em relação ao ciclo anterior, quando havia obtido a nota 2.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Verbicaro, os resultados são fruto de um trabalho coletivo: “Estamos muito felizes com o desempenho dos estudantes dos nossos cursos. Esses resultados revelam os esforços coletivos e colaborativos da Administração Superior, gestores, professores e estudantes dos cursos para avançarmos na qualidade da formação oferecida pela universidade. Vamos analisar o detalhamento dos resultados para identificar onde avançamos e as fragilidades que ainda precisam ser superadas. Queremos sempre a nota máxima e seguiremos trabalhando orientados por essa meta”.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, celebrou o desempenho dos cursos: “É muito gratificante saber que os nossos estudantes são bem avaliados no principal exame nacional da educação superior. Esse resultado é um indicador muito importante de que estamos avançando no objetivo de garantir uma formação de qualidade”.

O acompanhamento dos cursos e das avaliações internas e externas são realizados pelas equipes da Coordenadoria de Avaliação e Desempenho de Cursos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (CADC/Diden/Proeg), da Diretoria de Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Diavi/Proplan) e da Comissão Permanente de Avaliação da UFPA (CPA). De modo constante, são feitas formações para as coordenações de cursos e orientações aos professores e estudantes quanto à estrutura e à importância das avaliações.

O ciclo 2022 do Enade ainda avaliou pela primeira vez o curso de Administração Pública (modalidade a distância), porém, como não havia turma de concluintes à época, apenas poucos estudantes remanescentes compareceram à prova. Com isso, o curso obteve a nota 2 no exame. No entanto, o curso passou por avaliação in loco do Ministério da Educação em 2023 e alcançou a nota 4.

Sobre o Enade - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é composto por quatro instrumentos básicos: Questionário do Estudante (QE), prova, Questionário de Percepção de Prova e Questionário do Coordenador de Curso. O QE é aplicado em formato on-line, apenas para os estudantes concluintes, e contém questões que envolvem o perfil socioeconômico e a percepção deles acerca da sua formação no que se refere à organização didático-pedagógica do curso, à infraestrutura física disponibilizada e às oportunidades de ampliação da sua formação acadêmico-profissional.

A prova presencial é obrigatória para os estudantes habilitados que são concluintes. A prova é composta em 25% por questões de formação geral (uma questão discursiva e nove de múltipla escolha) e 75% por questões do componente específico do curso (uma questão discursiva e vinte nove de múltipla escolha). Após a prova, o estudante também precisa preencher um Questionário de Percepção sobre a Prova.

Por sua vez, os coordenadores de curso tem um papel estratégico na avaliação, sendo responsáveis pelo preenchimento de um questionário on-line de fundamental importância para a avaliação do curso, que coleta informações que permitem caracterizar o perfil da coordenação acadêmica e o contexto dos processos formativos realizados no âmbito do curso.

Em 2023, 27 cursos da UFPA estão participando das etapas do novo ciclo avaliativo do Enade. Os estudantes concluintes precisarão realizar cadastro no sistema Enade até 18 de novembro; o preenchimento do Questionário do Estudante poderá ser realizado até 25 de novembro; a liberação de informações dos locais de prova ocorrerá entre 6 e 26 de novembro e a prova será realizada no dia 26 de novembro de 2023.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA