Página inicial > Ultimas Notícias > ICSA realiza 6ª edição do Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém

• Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 18h56

GEMAS UFPA

No período de 8 a 10 de novembro, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará vai realizar a 6ª edição do Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém.  A realização busca estimular o desenvolvimento da sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém e a criação de uma rede de comunicação entre instituições ligadas a questões ambientais. As inscrições podem ser realizadas pela internet, até o dia 7 de novembro.

Com palestras, minicursos, oficinas e apresentações culturais, a programação do evento vai abordar temas relacionados a meio ambiente,  sustentabilidade, políticas públicas, cidades sustentáveis, saneamento, educação ambiental, economia circular, economia solidária, catadores e resíduos sólidos. Para isso, contará com a participação de docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da UFPA e das Universidades Federal do Oeste do Pará, Federal do Rio Grande do Norte, Rural da Amazônia, Estadual do Pará e da Universidade de Brasília, além de representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, representantes das Cooperativas de Materiais Recicláveis atuantes na Região Metropolitana de Belém, central de Brasília, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e empresas privadas localizadas na RMB.

Entre os temas debatidos, a questão dos resíduos sólidos terá destaque nesta edição do Semas, por ser uma pauta urgente e necessária em Belém. “A importância do seminário está em provocar a discussão sobre uma temática imprescindível, que está presente na vida de todos.  Além disso, o evento é importante por difundir o conhecimento sobre a gestão dos resíduos sólidos que ocorrem na Região Metropolitana de Belém e como os catadores estão envolvidos pelo tema, investigando e analisando a economia oriunda do lixo, sua dinâmica econômica e socioambiental em Belém”, detalha Vanusa Carla Pereira Santos, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas/UFPA) e organizadora do evento.

Haverá, ainda, debate sobre estratégias para viabilizar a coleta seletiva em Belém, por exemplo, por meio do sistema de cooperativas e associações, em um trabalho conjunto dos catadores, da Prefeitura e da comunidade. Além disso, todas as discussões desenvolvidas no VI Semas pretendem evidenciar a importância de buscar soluções que levem à sustentabilidade, sensibilizando e mobilizando a sociedade na busca de cidades sustentáveis na Região Metropolitana de Belém. Ao final do evento, será realizada a emissão de certificados aos participantes. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação do evento