Página inicial > Ultimas Notícias > Livro que aborda a pauta jornalística é lançado na UFPA

Livro que aborda a pauta jornalística é lançado na UFPA

• Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 14h56

Livro Pauta arma de combate

A premiada jornalista e professora Fabiana Moraes lança em Belém, na próxima sexta-feira, dia 10, o livro A Pauta é uma Arma de Combate (Arquipélago). No livro, Fabiana reflete sobre o jornalismo, especificamente sobre a pauta, como tecnologia para um agir que, se for reflexivo, pode ajudar a romper com a racionalidade desumanizante que marca boa parte das produções jornalísticas. O lançamento e uma conversa com a autora ocorrem no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Fabiana Moraes divulgação“Este livro fala sobre como o jornalismo pode servir como meio de se opor a esses cenários de destruição de humanidades, sobre como não há espaço, em um dos países campeões em desigualdade social e concentração de renda no mundo, para posturas ‘neutras’ e falsamente equilibradas no jornalismo. Este livro é engajado e antirracista, é bicha, é preto, é indígena e é insurgente. Ele quer pensar junto e não traz fórmulas mágicas. Este livro foi escrito por muitas mãos. É uma declaração de amor”, conta Fabiana na introdução da obra.

Em A Pauta é uma Arma de Combate, Fabiana avança no pensamento a respeito do que chama de jornalismo de subjetividade e na crítica a uma perspectiva universalista da objetividade, que tem raça, classe e gênero definidos. A obra traz ainda três reportagens escritas pela jornalista para o Jornal do Commercio e agora também analisadas por ela.

O lançamento tem apoio da Facom, do PPGCom, do Instituto de Letras e Comunicação, do Projeto Comunicação e Resistência e do Sindicato de Jornalistas do Estado do Pará.

Sobre a autora - Fabiana Moraes nasceu e vive em Recife, tem mais de 20 anos de carreira como jornalista e é professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como repórter, venceu três prêmios Esso, além dos Prêmios Petrobras de Jornalismo, Imprensa Embratel e Cristina Tavares de Jornalismo. É autora de outros cinco livros, entre os quais Os Sertões e O Nascimento de Joicy.

Esta é a segunda vez que Fabiana Moraes vem à UFPA. A jornalista e professora pernambucana participou da programação pelos 40 anos da Faculdade de Comunicação (Facom), em 2016.

Lançamento do livro A Pauta é uma Arma de Combate

Conversa com a autora Fabiana Moraes, jornalista e professora da UFPE