Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia o VII Simpósio de Simulação Computacional e Avaliação Biológicas de Biomoléculas na Amazônia

• Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 14h58

SSCABBA

De 22 a 24 de novembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) vai sediar o VII Simpósio de Simulação Computacional e Avaliação Biológicas de Biomoléculas na Amazônia. As inscrições para participação e submissão de trabalhos estão abertas até esta sexta-feira, 10 de novembro de 2023.

O encontro é voltado para estudantes e pesquisadores das áreas de Química, Física, Biologia, Farmácia, Biotecnologia, Estatística, Medicina e áreas afins, assim como profissionais em atuação no mercado.

O objetivo do Simpósio é promover uma maior interação entre a comunidade científica da região norte com as demais regiões do país e divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos no Brasil na área de Simulação Computacional e Avaliação Biológica. O evento também busca proporcionar um ambiente rico e estimulante para a discussão científica, valorizando a interdisciplinaridade e a troca de conhecimento. Além disso, as metodologias discutidas no evento contribuirão para o conhecimento de fenômenos biológicos ao nível molecular, o que possibilita o planejamento e desenvolvimento de tecnologias de especial interesse para a área, como a pesquisa em fármacos.

Para o professor Jerônimo Lameira, coordenador do evento, “A Universidade Federal do Pará tem um papel fundamental na geração de conhecimento científico e tecnológico na região Amazônica. Muito desse conhecimento está relacionado às áreas da Química, Biologia, Física, Estatística, Engenharia Química, Biotecnologia, Farmácia, Biomedicina e Bioinformática. Explorar os recursos naturais de forma sustentável, estudar a nossa biodiversidade ou ainda desenvolver novos fármacos contra doenças que afligem a população amazônica são apenas alguns dos muitos exemplos de aplicações do conhecimento científico que serão abordados no evento. O SSCABBA é um evento que busca promover pesquisas na área de desenvolvimento de fármacos e simulação de computacional de sistemas biológicos. O evento tem como objetivo integrar pesquisadores da comunidade científica da Região Norte com o restante do País; proporcionar um ambiente rico e estimulante para a discussão científica e motivador para alunos, jovens pesquisadores e profissionais”.

As inscrições podem ser feitas por meio de um sistema eletrônico e mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para estudantes de graduação, R$ 80,00 para estudantes de mestrado, R$ 100,00 para estudantes de doutorado e R$ 120,00 para professores e pesquisadores.

A submissão de trabalhos é feita pelo mesmo sistema e podem ser realizadas nas modalidades resumo e banner, sobre os temas: Modelagem Molecular; Química farmacêutica; Farmacologia; Química Medicinal; Probabilidade e estatística; Catálise; Dinâmica Molecular; e Biotecnologia e Bioinformática. Os modelos de submissão estão disponíveis no site do evento.

Confira a programação e mais informações sobre o evento em https://sscabba.ufpa.br/.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Arte gráfica: Divulgação do evento