Página inicial > Ultimas Notícias > Enquete vai registrar o que faz a comunidade acadêmica feliz na UFPA

Enquete vai registrar o que faz a comunidade acadêmica feliz na UFPA

• Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 15h19

O que te faz feliz Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) quer ouvir a comunidade acadêmica. Será lançada nesta quinta-feira, 9 de novembro, a enquete “O que te faz feliz na UFPA?”, uma ação do Programa “UFPA: Territórios de Acolhimento e Integração”, cujo objetivo é identificar que aspectos os(as) estudantes, técnico-administrativos(as), professores(as) e equipe terceirizada de todos os campi da UFPA consideram prioritários para o sentimento de pertencimento e integração à instituição. A comunidade terá até o dia 15 de dezembro para responder à enquete.

Como ação promocional da iniciativa, nesse mesmo dia, às 11h, haverá uma atividade no Restaurante Universitário do Setor Básico do Campus Guamá, em Belém, com a disponibilização de tablets para a comunidade preencher o questionário. Ao longo do período em que a enquete estiver no ar, também serão publicados vídeos nas redes sociais oficiais da instituição com relatos e convites para participação.

Essa é a primeira vez que a comunidade será consultada sobre o impacto das mais variadas dimensões institucionais em suas rotinas. Para participar, basta responder a um formulário on-line que possui doze temáticas centrais: ambiente físico do campus, diversidade de pessoas, atividade cultural, aulas, biblioteca, ciência, atividade de extensão, apoio de assistência estudantil, amizades, coletivos estudantis, esporte, segurança no campus, relacionamento com os professores e acesso ao campus. Cada item tem quatro alternativas para resposta. Também há um espaço destinado ao resumo de uma situação de felicidade na UFPA. A participação é voluntária.

“Os dados apurados na enquete servirão de base para elaboração de um documento que será enviado aos institutos, campi, gestoras e gestores da Universidade Federal do Pará, com o objetivo de contribuir na realização de ações para elevar o sentimento de pertencimento e a integração estudantil no território da Universidade Federal do Pará”, explica o superintendente de Assistência Estudantil e representante da comissão do Programa “UFPA: Territórios de Acolhimento e Integração”, Ronaldo Araújo.

Acolhimento e integração – A iniciativa da enquete se alinha ao Programa “UFPA: Territórios de Acolhimento e Integração”, uma iniciativa institucional pensada com o objetivo de cultivar, no ambiente acadêmico, o acolhimento, o pertencimento e a valorização da diversidade de pessoas em suas singularidades culturais, econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou de algum tipo de deficiência.

Em permanente construção, o programa está aberto ao recebimento contínuo de proposições para novas ações que possam ser realizadas em todos os campi da UFPA. A visualização das propostas já em curso, bem como a submissão de novas proposições pode ser realizada através do recém lançado site do Programa.

São aceitas propostas de ações em torno de cinco eixos: 1) Acolhimento, integração, inclusão e apoio à saúde mental dos estudantes da UFPA; 2) Combate às diferentes formas de violências física, simbólica e psicológica; 3) Inovação educativa, valorizadora de estratégias de ensino, pesquisa e extensão acolhedoras; 4) Estímulo à participação estudantil em manifestações lúdicas, artísticas e culturais; 5) Comunicação institucional de campanhas informativas de acolhimento e de estímulo ao sentimento de pertencimento à UFPA.

Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Programa “UFPA: Territórios de Acolhimento e Integração”