Página inicial > Ultimas Notícias > Professora da UFPA recebe premiação pelo Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h55

Premiação Eneida de Moraes

A cidade de Belém do Pará apresenta paisagens e espaços históricos que foram construídos e reestruturados ao longo dos seus 400 anos de história. Na correria do dia a dia, não é comum prestar atenção nos patrimônios materiais, imateriais e naturais que a cidade apresenta, mas o Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos, coordenado pela professora Maria Goretti da Costa Tavares, da Faculdade e Programa de Pós Graduação em Geografia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolve ações para mudar essa realidade. Após 13 anos atuando na promoção de roteiros a pé, coordenados por ela e monitores do projeto de extensão, por bairros de Belém do Pará, Maria Goretti e seu projeto receberam a Comenda Eneida de Moraes, em reconhecimento à contribuição à salvaguarda e valorização do patrimônio paraense.

A premiação foi realizada no dia 7 de novembro, na Igreja de Santo Alexandre, durante o Preamar de Patrimônio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). A docente da Faculdade de Geografia da UFPA Maria Goretti foi gratificada pela sua atuação por mais de uma década e recebeu a comenda junto de Elizabeth Pantoja Mametu Muagile, Mestre Damasceno, Michel Pinho e o Projeto Circular Campina-Cidade Velha, representado por atua atual coordenadora, Adelaide Oliveira.

“É gratificante receber esta premiação por um projeto tão importante na promoção da valorização dos patrimônios da nossa cidade e da nossa cultura e que contribui tanto para a Universidade. Já tivemos livros publicados sobre o projeto, documentários, relatórios de iniciação científica,  trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, e a Comenda Eneida de Moraes é mais um dos reconhecimentos do nosso esforço. Mas nosso objetivo continua sendo a valorização do nosso espaço e a divulgação da pesquisa e extensão desenvolvida na UFPA”, informa Maria Goretti.

Roteiros Geo-Turísticos - O Projeto Roteiros Geo-Turísticos teve início em janeiro de 2011 e foi pensado como uma maneira de levar, para o público externo da UFPA, os conhecimentos desenvolvidos na pesquisa de geografia do turismo e do patrimônio sobre a cidade de Belém. O projeto apresenta uma perspectiva interdisciplinar que une geografia, arquitetura, história, ciências sociais, museologia e outras linhas de pesquisa que se entrelaçam nas questões sobre patrimônio material, das construções e dos espaços físicos da cidade; sobre patrimônio imaterial, no que se refere as práticas de expressão, das manifestações, dos modos de fazer e das celebrações; e o patrimônio natural, uma vez que Belém é cercada pelo rio Guamá e a Baia do Guajará e cortada por várias bacias hidrográficas, que formam nossos igarapés urbanos.

Ao longo desses 13 anos, foram desenvolvidos mais de 12 diferentes percursos, que transitaram pelos bairros Cidade Velha, Campina, Umarizal, Nazaré, Reduto e Batista Campos, além de roteiros temáticos sobre o Ver-o-Peso, a Estrada de Nazaré, a Belle Époque, e do arquiteto italiano Antônio Landi. O Roteiro Geo-Turístico também desenvolve parcerias com o Projeto Circular Campina-Cidade Velha e a Escola Bosque Eidorfe Moreira, que, por exemplo, já resultaram em roteiros geo-turísticos no Distritos de Icoaraci e Outeiro.

“A extensão é o momento em que a gente pula o muro da universidade e leva para a sociedade o que a gente faz dentro da instituição. Portanto ele é de extrema importância para a gente divulgar o que a gente está fazendo na universidade, falar sobre essa questão do patrimônio e sobre a questão da cidade”, reitera a professora.

Próxima Edição - A próxima edição do Roteiros Geo-Turísticos está marcada para o dia 12 de novembro, em parceria com o Projeto Circular. O tour será o trajeto do Complexo Feliz Lusitânia ao Ver-o-Peso, com concentração realizada na área externa do Forte do Castelo, às 8h30. Os interessados em participar devem realizar a inscrição por meio do formulário on-line. É recomendado utilizar tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, ainda, guarda-chuva ou capa de chuva.

Roteiros Geo-Turísticos do Complexo Feliz Lusitânia ao Ver-o-Peso

Data: 12 de novembro