Página inicial > Ultimas Notícias > Fóruns de Graduação e das Licenciaturas colocam em debate o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras na graduação

• Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 10h00

Fóruns de Graduação e das Licenciaturas

Em busca da proposição de soluções e possibilidades para a formação acadêmico-profissional, a Universidade Federal do Pará (UFPA) vai reunir sua comunidade acadêmica em uma discussão sobre os atuais desafios do processo de ensino-aprendizagem durante os Fóruns de Graduação e das Licenciaturas da UFPA. O encontro será realizado no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), de 22 a 24 de novembro. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Com foco em proporcionar o aperfeiçoamento das políticas, diretrizes e normas da graduação na UFPA, todos os anos a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA)  organiza a realização dos fóruns para promover discussões sobre as concepções de ensino, metodologia e avaliação que permeiam os processos de ensino-aprendizagem na Instituição. O objetivo do debate é facilitar o recebimento de propostas relevantes para a melhoria do desempenho das atividades da Gestão dos Cursos de Graduação.

Para 2023, o tema central escolhido foi Diversidade, Inovação e Interdisciplinaridade na Graduação: Desafios e Possibilidades, para ampliar a abordagem acerca da flexibilização curricular e da necessidade de práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de graduação. Essa será a temática apresentada na conferência de abertura, que contará com a participação da professora Denise Pires de Carvalho, secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC).

Programação - Além da abertura, os fóruns também terão outras duas conferências. No dia 23,  o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, vai falar sobre a Educação Superior Pública e o Futuro do Brasil, e, no dia 24, será a vez de o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luiz Fernando Dourado abordar a Cartografia das Licenciaturas no Brasil e os Desafios à Formação Inicial.

Durante os três dias de programação, serão realizadas, ainda, três mesas-redondas: uma sobre Juventude e Educação Superior, outra sobre Práticas Formativas nos Cursos de Graduação e a última, sobre Inovação Curricular e Metodologias Ativas no Ensino Superior, além de debates sobre normativas, compartilhamento de experiências e apresentação de documentos.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica, especialmente para coordenadores de curso, servidores técnicos em assuntos educacionais, pedagogos e membros de Núcleos Docentes Estruturantes (NDE).

Fórum de Graduação e Fórum das Licenciaturas da UFPA

Data: 22 a 24 de novembro 2023
Local: Auditório José Miranda Vicente Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), em Belém, UFPA – Guamá, Campus Profissional.
Inscrições aqui.
Acesse a programação final.
Mais informações na página da Proeg/UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proeg/UFPA