Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-Reitoria de Ensino de Graduação lança o Edital do Programa Monitoria 2024

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação lança o Edital do Programa Monitoria 2024

• Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 14h37

Pgrad monitoria

Já está disponível o Edital do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), com o apoio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), vai selecionar projetos para concessão de bolsas de monitoria para apoio aos componentes curriculares a serem ofertados no ano de 2024. As submissões iniciam no dia 16 de novembro e seguem até 15 de dezembro de 2023, por meio do Sistema de Projetos On-Line (Sisprol).

Serão disponibilizadas 100 (cem) vagas de bolsas, no valor mensal de R$ 700 (setecentos reais), para a realização de atividades de monitoria no período de março a dezembro de 2024. Para cada projeto classificado, será disponibilizada uma cota de bolsa, que pode ser de Monitoria-Livre Concorrência (voltada para graduandos/as que tenham bom rendimento acadêmico e destacado desempenho no componente curricular em que atuará) ou de Monitoria-Vulnerabilidade (voltada para graduandos/as que atendam às condições de candidatura definidas na Instrução Normativa nº 08/2023 - SAEST/UFPA e que já tenham cursado com aproveitamento o componente curricular no qual atuará). Os(As) estudantes selecionados(as) para a bolsa de monitoria não poderão atuar, simultaneamente, em outros programas de Bolsa de Apoio Estudantil.

Como participar - Docentes efetivos(as) da UFPA em atividade regular no ensino de graduação podem submeter proposta ao edital, sendo aceito apenas um projeto por proponente. A atividade de monitoria deverá ser desenvolvida necessariamente sob a supervisão do docente responsável pelo componente curricular alvo do projeto submetido.

Os(As) docentes que já possuem acesso ao Sistema Sisprol não precisarão solicitar nova liberação. Usuários(as) principiantes deverão clicar no link de “Liberação de Acesso” para realizar o seu cadastro. A divulgação do resultado final dos projetos classificados será disponibilizada no site da PROEG, no dia 5 de fevereiro de 2024.

Novidades - A monitoria tem o objetivo de consolidar ações de qualificação do ensino de graduação, por meio do estímulo à participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades acadêmico-didático-pedagógicas regulares, sob orientação de docentes da UFPA.

“Neste ano, para aperfeiçoamento do programa, reunimos com a comunidade acadêmica a fim de dialogar sobre propostas para a nova edição. Como resultado deste encontro, o edital ampliará o período de vigência. Passará de um semestre para um ano, com a oportunidade de ampliação da experiência discente”, relata a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Verbicaro.

Outra novidade desta edição do Programa Monitoria é que o edital passou a prever, de modo mais sistemático, o planejamento e a realização de ações que contemplem a atenção e o acompanhamento de discentes com dificuldades, incluindo a colaboração com o Programa de Tutoria Discente, quando existente na Unidade Acadêmica, com o objetivo de favorecer a permanência de estudantes em seus cursos.

Já em preparação para a realização da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFPA, que compõe o Calendário Acadêmico 2024 da instituição, as atividades de monitoria serão extensíveis ao período do evento. Todos(as) os(as) monitores(as) do programa atuarão como monitores(as) do evento e terão importante papel na organização e no apoio para a realização das atividades científicas e culturais. Ao final, receberão certificação específica pela participação nas atividades da SBPC, que se somará àquelas relacionadas à monitoria nas disciplinas.

E não para por aí. “Outra inovação é a interconexão dos Projetos de Monitoria aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para a busca pelo atendimento da Agenda 2030 das Nações Unidas”, destaca a pró-reitora Loiane Verbicaro. A UFPA tem se destacado em rankings internacionais pela sua contribuição para os ODS.

Período de submissões: 16 de novembro a 15 de dezembro de 2023

Inscrições via Sistema de Projetos On-line (SISPROL).

Acesse o edital.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA