Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Internacionalização realiza programação diversa e gratuita durante a II Mostra Cultural e Gastronômica da UFPA

• Publicado: Quarta, 15 de Novembro de 2023, 13h00

II Mostra Cultural

O Centro de Internacionalização iniciou, nesta segunda-feira, 13, a 2ª edição da Mostra Cultural e Gastronômica da UFPA. O evento cultural pretende proporcionar à comunidade interna e externa à UFPA conhecimento acerca de diversas culturas ao redor do mundo. A edição deste ano contará com uma programação ampla e gratuita, que segue até o dia 23 de novembro, com atividades no Bloco G e no estacionamento dos blocos G e E, ambos localizados no Campus Básico da UFPA.

A mostra foi criada como forma de gerar a troca de experiências e culturas entre os alunos internacionais da Universidade, os alunos brasileiros e a comunidade externa. A ideia da organização é promover maior intercâmbio cultural entre os alunos brasileiros e os alunos estrangeiros da UFPA, por meio de atividades que mostrem que a cultura internacional envolve diversos outros fatores além do idioma.

II Mostra Cultural 1“Intercâmbio não é só idioma. O idioma é fundamental, mas nós temos que promover, por exemplo, conhecimentos de gastronomia, de música, de teatro, de literatura estrangeira, de política externa, e, somente então, nós estaremos  pensando em intercâmbio mesmo”, destaca o diretor do Centro de Internacionalização da UFPA, William Gaia.

Organizada pelo Centro de Internacionalização da UFPA, com apoio da Reitoria da UFPA, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Fadesp, a programação deste ano foi ampliada em busca de atender a um público ainda maior e de abordar diferentes temas que passam pelo sincretismo cultural e pelas experiências de outros países, até a formação cultural estrangeira.

“O evento busca promover um intercâmbio cultural entre os estudantes da UFPA e a comunidade como um todo, então quanto mais diversa for a programação, melhor será para todos. E, para ficar mais diversa, nos programamos para receber mais expositores e oferecer mais oficinas este ano”, comenta a coordenadora do evento, Jéssica Pompeu de Sales.

II Mostra Cultural 2Programação - Para quem desejar participar da II Mostra Cultural e Gastronômica da UFPA, para os próximos dias ainda estão programadas diferentes atividades. O dia 16 contará com duas palestras, "Vivendo entre duas culturas", às 10h, e "Drinks Internacionais", às 14h. No mesmo dia, também às 14h, haverá uma oficina sobre a atuação dos alemães na História do Museu Emílio Goeldi. Dia 17, às 10h, será a oportunidade para quem deseja ouvir sobre a "Indonésia além de Bali". Já às 14h, serão realizadas oficinas sobre esgrima paralímpica e yoga.

No dia 20, além da palestra  "Quilombo do Abacatal: história e problemáticas do presente" e da oficina "Sulear travessias e construir novas memórias poéticas-visuais", ambas às 14h, haverá uma roda de conversa sobre as influências das matrizes culturais africanas na cidade de Belém. Já o dia 21 terá início com a palestra "Cultura e Gastronomia do Timor-Leste", às 10h. À tarde, às 14h, haverá a palestra "Arquirc para além de um movimento de luta e resistência" e a oficina de capoeira, às 16h.

II Mostra Cultural 3Por fim, os dias 22 e 23 foram reservados para a realização da Feira Gastronômica, no período das 14h às 18h, no estacionamento dos Blocos G e E. A feira contará com dez barracas, que vão representar a culinária e, em alguns casos, o artesanato de países como Japão, Benin, Gabão, Indonésia, Líbano, além de comunidades indígenas e quilombolas. Para quem desejar, haverá ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte das tranças, com as trancistas que estarão presentes.

“A Feira Cultural e Gastronômica é de suma importância para divulgar outras culturas a partir da alimentação. A alimentação também é um motor da cultura de toda a sociedade, então é muito importante esse tipo de iniciativa para que a gente possa conhecer e se enriquecer cada vez mais culturalmente”, lembra o chef Rodin Miranda, que ministrou a palestra "Da formação da doçaria portuguesa à influência da doçaria brasileira", realizada no segundo dia de atividades da II Mostra Cultural e Gastronômica da UFPA.

Mais informações na página do Centro de Internalização da UFPA.

II Mostra Cultural e Gastronômica do Centro de Internacionalização da UFPA

Data: 13 a 23 de novembro de 2023

Local: Bloco G e no estacionamento dos blocos G e E - Campus Básico

Inscrições para oficinas.

Inscrições para palestras e roda de conversa.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação CIUFPA