Página inicial > Ultimas Notícias > Festival Audiovisual Universitário de Belém retorna com edição presencial a partir do dia 21

• Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 13h40

LOGO toro 1

O Toró está de volta! O maior festival de cinema universitário da Região Norte do país vai ocorrer entre os dias 21 e 25 de novembro, na sala de cinema do Sesc Ver-o-Peso. O festival é um espaço criado para a promoção da difusão da produção audiovisual universitária de todo o país, com a exibição gratuita de filmes de curta-metragem realizados no contexto educacional (cursos técnicos e de graduação). A edição deste ano trará 60 curtas-metragens.

O Toró: Festival Audiovisual Universitário de Belém é um projeto de extensão vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, criado pela professora Ana Lobato e, atualmente, coordenado pelo professor Alex Damasceno. O festival volta a ser realizado em seu formato tradicional, com todos reunidos em uma sala de cinema, após dois anos de hiato (2021 e 2022) e um ano de edição remota (2020).

“Como projeto de extensão, o Toró tem este caráter de aproximar a produção artística e cinematográfica, que é feita dentro da Universidade, e levar para o público geral. É uma forma de reconhecer essa produção que é invisibilizada em outros espaços. Quem for assistir ao Toró, nesses cinco dias de programação, vai encontrar um panorama da produção audiovisual universitária nacional em toda a sua diversidade”, comenta o professor Alex Damasceno.

Com mais de 130 filmes inscritos, a Mostra Competitiva desta edição será composta por 51 curtas, que vão concorrer nas categorias de Ficção, Documentário e Experimental. Há filmes de todas as regiões do Brasil e um produzido em Cuba (com realizador brasileiro). Os filmes vencedores serão escolhidos por um júri composto por estudantes e profissionais do audiovisual.

Para finalizar a programação do festival, no dia 25 de novembro, será a vez de a Mostra Cinema UFPA ganhar espaço, com a exibição de nove obras produzidas por estudantes da Federal do Pará. A programação das duas mostras foi pensada para que o público possa ter um recorte do cinema universitário nacional e local, com maior representatividade de temáticas, histórias e estilos. Todas as sessões ocorrem no Sesc Ver-o-Peso.

“É uma oportunidade única de conhecer uma produção do cinema universitário do Brasil inteiro, porque esse cinema é uma expressão de como o universitário brasileiro pensa. Além disso, os filmes universitários dependem do festival para encontrar a sua janela de difusão”, complementa o coordenador da 7ª edição do Toró.

Novidades -  A novidade do 7º Toró é que, além de premiar os melhores filmes nas categorias Ficção, Documentário e Experimental, haverá também a premiação do melhor filme universitário produzido na Região Norte. Esse prêmio recebeu o nome de Ana Lobato, professora do curso de Cinema da UFPA e idealizadora do Toró, que faleceu em 2020. O prêmio Ana Lobato é um modo de homenagear também a trajetória da professora, marcada pela valorização da formação e da difusão audiovisual.

Outra novidade será o Prêmio da Crítica, que contará com a avaliação de discentes da disciplina Crítica Cinematográfica. Esses estudantes vão alimentar o blog do Toró com as críticas das produções exibidas e, ao  final do evento, será escolhido o filme que, na avaliação dos críticos, ofereceu maior contribuição para o cinema universitário brasileiro.

7º Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém

Mostra Competitiva e Mostra Cinema UFPA

De 21 a 25 de novembro de 2023.

Local: Sesc Ver-o-Peso.

Programação completa aqui