Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Festival Jambu Live recebe artistas paraenses para programação gratuita e diversa, de 24 a 26 de novembro
Início do conteúdo da página

Festival Jambu Live recebe artistas paraenses para programação gratuita e diversa, de 24 a 26 de novembro

  • Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 14h23

jambu live 2023

Um palco de novas descobertas para quem é apaixonado pela cultura paraense. Reunindo artistas da música, do teatro, da dança, do cinema, entre outras atrações, o Festival Jambu Live 2023 chega a Belém em novembro, entre os dias 24 e 26, no Memorial dos Povos. Com o tema “Feitiços da Amazônia”, o evento promete encantar a todos com uma line-up rica em talento e pluralidade. Entre os artistas confirmados para esta edição, estão Pagode das Meninas, Tiffany Boo, Anna Suav e Haus Of Ver-A-Queen. A programação é gratuita.

PAGODE DAS MENINASSegundo Regina Lima, docente da UFPA e coordenadora do festival, o  Festival Jambu Live é um momento de celebrar a qualidade e grandiosidade artística que o estado do Pará carrega consigo. “O Jambu Live existe com o propósito de ser um evento democrático e amplo, para abranger várias formas de arte e abraçar pessoas diversas. Em muitos eventos da Amazônia, percebemos que há uma certa prioridade para artistas que já são consolidados em suas carreiras e que já possuem renome nacional. No Jambu, queremos dar oportunidade para quem ainda não foi integrado a essa agenda cultural mais tradicional. Queremos estimular novas descobertas sobre a cultura local”, explica.

Em seu segundo ano realizado presencialmente, o festival amplia sua lista de atrações com mais de 20 nomes, incluindo Gielly Lima e Jotta C, selecionados no Aposta Jambu - concurso cultural realizado pelo festival que visa impulsionar a carreira de cantores iniciantes da região amazônica.

“Quando eu soube que eu fui selecionada, eu fiquei surpresa, feliz. Sabe quando a gente está prestes a correr e está no ponto de largada, esperando cortarem o fio e dizerem ‘já’ pra você correr? Essa é a sensação que eu tive. Então foi mais uma questão de eu me sentir muito mais responsável. Eu espero muito que a música que eu transmito possa se conectar com as pessoas. Esse é o meu objetivo”, comenta Gielly Lima, vencedora do Aposta Jambu. 

Outra novidade da edição 2023 será o novo palco do Jambu Live. Realizado no ano passado ,no Campus Guamá da UFPA, este ano o festival vai ocorrer no Memorial dos Povos, no bairro Nazaré, em Belém. O novo espaço é fruto da parceria entre o Jambu e a Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), apoiadora do festival

Haus of Ver A Queen Foto de João Balão"Vamos receber no Memorial dos Povos este evento com muito prazer, oportunizando o acesso da população de Belém à arte e cultura, que é uma de nossas missões. O projeto tem alcançado uma receptividade muito grande na cidade, e agora que sai da plataforma digital e se torna um evento presencial, temos a honra de sediar”, diz Inês Silveira, presidente da Fumbel.

Mostra Amazônia Multitelas - Além da programação musical, outro destaque será a Mostra Amazônia Multitelas, com a exibição de curtas e produções audiovisuais de produtoras(es) locais que discutem a realidade e as vivências da Amazônia. A mostra ocorre no dia 23 de novembro, às 18h, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos.

Circuito Jambu Multicultural - O Festival Jambu Live é uma das atividades do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele consiste em uma série de eventos multiculturais que visam ao enriquecimento local, ampliando a visibilidade do trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura na região amazônica e possibilitando o acesso de artistas pretos, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e pessoas com deficiência nas agendas artísticas e culturais do estado.

Serviço: 

Jambu Live 2023

Data: De 24 a 26 de novembro de 2023.

Local: Memorial dos Povos, na Av. Gov. José Malcher, 257. Bairro Nazaré.

Entrada: Gratuita.

Mais informações: @jambulive.

Texto: Divulgação Jambu Live/Facom UFPA
Imagens: Divulgação, Arquivo Pessoal e João Balão

registrado em:
Fim do conteúdo da página