Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza seminário para socializar atividades do Pibid e do Residência Pedagógica

• Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 15h55

PRO REITORIADEENSINODEGRADUAO2

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, entre os dias 11 e 13 de dezembro, o II Seminário Institucional Integrado PIBID-RP. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), que visa socializar as experiências e os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) na formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Instituição. A submissão de trabalhos pode ser realizada até a próxima sexta-feira, 24.

Segundo a professora Joelma Morbach, coordenadora institucional do Pibid/UFPA, durante os três dias de evento, a comunidade acadêmica terá a oportunidade de conhecer as ações dos programas e as licenciaturas envolvidas. “A ideia é socializar os impactos do Pibid e do RP na formação dos acadêmicos das licenciaturas da UFPA, apresentando as experiências desenvolvidas nos subprojetos/núcleos desses programas e fortalecer, ainda mais, a relação com as escolas de educação básica parceiras”, detalha.

O evento será realizado no Campus Belém da UFPA e é direcionado aos discentes e aos docentes dos cursos de licenciatura, entretanto demais pessoas que tiverem interesse na temática também poderão se inscrever.

Morbach destaca a importância da ampla participação da comunidade acadêmica. “O seminário é um importante local de discussão que traz visões oriundas de várias áreas do conhecimento contempladas nas nossas licenciaturas participantes, mas que convergem para a mesma meta de formação docente. Será um momento incrível de reflexão em torno do nosso papel como educadores e educadoras, professores e professoras, profissionais da Educação em geral, dentro das políticas educacionais, sobretudo neste momento em que é preciso resgatar a valorização dos profissionais da Educação”, reflete a coordenadora.

Programação - O evento ocorre em conjunto com o Sepeduc 2023 e deve reunir alunos(as), coordenadores(as) institucionais, coordenadores(as) de área, docentes orientadores(as), supervisores(as), preceptores(as) e residentes dos cursos de licenciatura da UFPA contemplados nos Programas Pibid e RP.

A abertura do evento está prevista para o dia 11 de dezembro, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, a partir das 9 horas. A programação envolve mesas-redondas, comunicações orais e sessão de posters.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 31 de novembro, pelo SIGEventos. Para mais informações, consulte a página do evento.

II Seminário Integrado PIBIB-RP
Data: 11, 12 e 13 de dezembro de 2023.
Hora: das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Local: Campus Belém da UFPA.
Submissão de trabalhos: até o dia 24 de novembro.
Período de inscrição: até o dia 31 de novembro, pelo SIGEventos

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA