Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA lança álbum em comemoração ao centenário de Ruy Barata

Projeto da UFPA lança álbum em comemoração ao centenário de Ruy Barata

• Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 17h57

paulo andre barata lançamento

Um álbum para comemorar o centenário de nascimento de um dos maiores nomes da cultura paraense. Assim nasceu “A música de Paulo André e Ruy Barata”, trabalho transformado em CD duplo pela gravadora Biscoito Fino, o qual terá lançamento no Pará, na próxima quinta-feira, 23, na Estação Gasômetro.

O disco reúne vozes de 25 intérpretes brasileiros que dão vida às canções de Ruy Barata e seu filho, o também compositor Paulo André. A produção concretiza um projeto que precisou ser interrompido em virtude da pandemia da covid-19.

Este projeto foi idealizado para comemoração do centenário de nascimento do Rui Barata em 2020, mas, com a pandemia, não pudemos fazer nada. Foi no final de 2021 para início de 2022 que contratamos o José Milton Albuquerque, um dos maiores produtores do Brasil”, explica Tito Barata, diretor-geral do projeto. “José Milton esteve aqui, aí conversamos demoradamente, Paulo André, ele e eu, e ajustamos o perfil do disco. Decidimos que seria uma obra do Paulo André e Ruy Barata”, relembra Tito, que é irmão e filho dos artistas.

Além da produção de José Milton e da direção-geral de Tito Barata, o álbum traz arranjos e regências de Cristóvão Bastos, Jacinto Kahwage, Luiz Pardal e Rildo Hora. Falecido em setembro deste ano, logo após o lançamento da produção nas principais plataformas digitais, Paulo André esteve muito presente em todo o projeto, atuando como consultor na homenagem.

“Ele viu o material finalizado. Ouviu, eu acho, uma centena de vezes, porque era muito detalhista, analisava detalhe por detalhe, e, no final das contas, ele virou pra mim e disse assim: ‘Tito, excelente!’. Ele gostou da síntese, do que se propôs o projeto. O projeto era mostrar uma síntese da música de Paulo André e Ruy Barata e, sim, cumprimos essa missão”, orgulha-se o artista recordando do irmão.

A produção reúne composições de sucesso do pai e do filho, incluindo boleros, merengues, carimbós e MPBs, como Foi Assim, Porto Caribe, Este rio é minha rua e Mesa de bar. Cada CD apresenta 12 músicas interpretadas por nomes como Fafá de Belém, Dona Onete, Pinduca, Lia Sophia, Mônica Salmaso, Maria Rita, Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho.

Realização - O Projeto Ruy Barata: Letra e Música, do qual o álbum faz parte, é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio da Escola de Música (EMUFPA), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA).  A coordenação acadêmica é do professor Adalbert Carneiro (EMUFPA).

“Trata-se de um projeto muito importante que enaltece dois dos maiores letristas e compositores representantes da música amazônica presentes no nosso conteúdo de ensino e pesquisa da música”, destaca o professor.

O projeto contou com recursos de emenda parlamentar do deputado Edmilson Rodrigues e tem coordenação financeira da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

“Esta é uma  obra de extrema relevância não só para a cultura popular amazônica, mas também para a Música Popular Brasileira no sentido mais próprio que esses termos podem apresentar. É mais uma contribuição da UFPA no intuito de exibir para as novas gerações esse repertório imensamente importante, que deve, a cada tempo, ser potencializado, reinterpretado e reproduzido.  É uma demonstração de como a UFPA não apenas assume a arte e a cultura como sendo aspectos fundamentais na sua atuação cotidiana, mas também, principalmente, se volta inteiramente para a ampliação de uma integração de relevância social nos diversos domínios da sociedade pan-amazônica e paraense”, ressalta o pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Junior.

Coquetel de lançamento do CD duplo “A música de Paulo André e Ruy Barata”

Onde: Estação Gasômetro, Parque da Residência

Horário: A partir das 19h