Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de egressos da UFPA celebra 40 anos de formação e realiza o plantio de árvores no Campus Guamá, em Belém

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 18h23

23.11.2023 Plantio de mudas por egressos Foto Alexandre de Moraes

Um grupo de cerca de 50 egressos que estudou na Universidade Federal do Pará (UFPA) nos anos de 1980 tem se organizado para celebrar os 40 anos de diplomação no curso de Formação do Psicólogo. Como parte das comemorações, alguns representantes do grupo realizaram o plantio de mudas no Campus Guamá, em Belém, nesta quinta-feira, 23 de novembro.

23.11.2023 Plantio de mudas por egressos Foto Alexandre de Moraes 72O primeiro plantio foi feito em um espaço de memórias especiais para o grupo, o Bloco C, no Setor Básico, onde era ministrada a maioria das aulas do curso de Formação do Psicólogo. “Foi aqui que nós passamos seis anos da nossa vida. É nosso lugar favorito e significa muito para nossa turma”, lembra Laura Moura, psicóloga participante do grupo.

De acordo com a psicóloga Rosângela Anaisse, também participante, esse grupo interage desde março de 2023 e tem realizado várias atividades comemorativas, que vão culminar com um almoço no próximo sábado, 25 de novembro.

“Uma colega nossa criou um grupo de WhatsApp e começamos a nos comunicar. Inicialmente, seria a comemoração apenas da turma que completa 40 anos de formada em 2023, mas outros psicólogos foram se interessando e se agregaram. As turmas de Psicologia sempre foram uma comunidade de integração entre colegas de vários anos”, contou Rosângela

23.11.2023 Plantio de mudas por egressos Foto Alexandre de Moraes 57Alguns membros do grupo participaram dos festejos dos 50 anos do curso de Psicologia, celebrado em março deste ano. “Foi muita alegria poder participar deste momento”, Rosângela Anaisse.

A psicóloga Vânia Bispo, presidente da comissão de organização das atividades comemorativas, também relatou: “Depois de 40 anos, a gente se reencontra. Há colegas de outros estados que estão chegando e assim vamos nos reunindo. Outros, infelizmente, não vão poder vir, mas pelo WhatsApp temos trocado fotografias e memórias do convívio e das viagens para os congressos”.

Ao todo, foram plantadas sete mudas de árvores como Ipê Rosa e Jambeiro, próximas aos blocos C e A do Setor Básico e à Biblioteca Central. Para Ana Cleide Moreira, professora do curso de Psicologia da UFPA e integrante do comitê comemorativo, esta ação de plantio de mudas na universidade é uma forma de chamar a atenção e contribuir para o debate sobre a necessidade de reflorestamento da Amazônia.

23.11.2023 Plantio de mudas por egressos Foto Alexandre de Moraes 26“A nossa geração viu o início da devastação da Amazônia, com a abertura irregular e desordenada da floresta durante a ditadura militar. Somos uma geração que participa da luta pela terra e queremos também demonstrar, com essa comemoração, nossa preocupação com a devastação da Amazônia. Hoje temos 4 mil garimpos a céu aberto na floresta. É preciso um esforço conjunto dos governos, das universidades e da sociedade para cuidar da nossa biodiversidade. Não adianta mais só combater o desmatamento, já está na hora de reflorestar”, defendeu Ana Cleide Moreira.

A professora também lembra que a geração que estudou a universidade na década de 1980, ainda no período do regime militar, é uma geração que vivenciou o movimento pelo fortalecimento da ciência e das universidades no Brasil, que garantiu a criação de cursos de mestrado e doutorado na área de Psicologia, inclusive na UFPA. “Foram as criações de programas de pós-graduação que possibilitaram a formação de mestres e doutores em Psicologia para atuar em várias áreas, na clínica, nas instituições, em pesquisas, na área social, entre outras”, ressaltou a professora.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA