Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

Professor da UFPA é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

• Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 15h57

Academia Brasileira de Ciências Alejandro

O professor Alejandro Ferraz do Prado, da Faculdade de Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (FaBioTec/UFPA), recebeu a diplomação de membro afiliado da Região Norte pela Academia Brasileira de Ciências. A ABC é uma das instituições responsáveis por realizar a divulgação e o fomento da produção científica brasileira desde 1916, e a categoria de membro afiliado foi criada como forma de incentivo a jovens pesquisadores com iniciativas e carreiras promissoras.

O anúncio da escolha de Alejandro Prado para a categoria de Membros Afiliados da Região Norte foi divulgado no final de outubro e foi uma surpresa para o pesquisador: “Foi uma surpresa muito boa, eu estava indo almoçar e um professor ligou me parabenizando, e eu fiquei sem entender, pois não sabia da indicação para a Academia Brasileira de Ciências. Receber este prêmio é um incentivo para continuar na trajetória de formação de pessoas no ensino, pesquisa e extensão. A ABC também promove políticas públicas no país, o que pode resultar na discussão e nas melhorias para a progressão da Ciência na Região Norte do país”.

Academia Brasileira de Ciências Alejandro 2Alejandro Prado atua na UFPA desde abril de 2017 e leciona a disciplina Farmacologia para os cursos de Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos. Na pós-graduação, está vinculado aos Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Bioquímica (Farmabio), Programa de Pós-Graduação em Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP) e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-Bionorte).

Na UFPA, o professor Alejandro coordena o Laboratório de Farmacologia e Toxicologia do Sistema Cardiovascular (LAFTSC – UFPA). Sua pesquisa investiga as metaloproteinases da matriz extracelular (MMPs) e como elas se relacionam com alterações de função e geometria de órgãos do sistema cardiovascular. Alejandro também pesquisa compostos com atividades inibitórias das MMPs, que podem ser promissores na terapêutica da hipertensão, insuficiência cardíaca e toxicidade por metais pesados como o mercúrio.

Academia Brasileira de Ciências Alejandro1Membro Afiliado - A titulação de membro afiliado tem validade de cinco anos (2023-2027). Os pesquisadores selecionados podem atuar na ABC quanto ao fomento e à discussão sobre a ciência brasileira junto de suas comunidades acadêmicas e sugerir melhorias em editais de pesquisa, em editais contínuos e de incentivo a pesquisadores em início de carreira, além de melhoria de ensino e políticas públicas.

Como membro da Região Norte, irei atuar para a melhoraria e o incentivo da pesquisa para a nossa região a fim de que os alunos e os professores tenham melhores oportunidades na trajetória acadêmica”, informa o pesquisador.

Além de Alejandro, também foram selecionados outros 4 pesquisadores como membros afiliados da Região Norte, sendo eles: Allan Klynger da Silva Lobato, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); Bruno Oliva Gimenez e Patrik Ferreira Viana, ambos do Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia (INPA); e Valter Monteiro de Azevedo Santos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal