Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA realiza a 50ª edição do Encontro de Artes de Belém

Escola de Música da UFPA realiza a 50ª edição do Encontro de Artes de Belém

• Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h05

enarte50

Com o objetivo de promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e estudantes de Música da capital paraense, além de oferecer uma programação cultural dinâmica, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) vai realizar a 50ª edição do Encontro de Artes de Belém, de 26 de novembro a 7 de dezembro. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas on-line

Realizado desde a década de 1970, em Belém, o Enarte é, acima de tudo, uma celebração cultural através da música. Como mostra musical, apresenta resultados das atividades acadêmicas e artísticas de professores e alunos da EMUFPA; como evento para o aperfeiçoamento musical dos interessados, traz convidados e oferta oficinas e muito mais.

“O Enarte representa a insistência da UFPA, por intermédio da Escola de Música, em atuar para o desenvolvimento da Amazônia. É uma oportunidade de divulgar as possibilidades diversas de preparação para atuação profissional (em música) e de colaborar para o aperfeiçoamento dos interessados no ramo musical de Belém, de forma totalmente gratuita. Além disso, é a prova viva de que o conhecimento humano se desenvolve nas mais diversas áreas, inclusive nas artes. São 50 edições celebrando a música, a arte e, principalmente, a vida, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ao longo desses anos“, ressalta o professor Carlos Pires, diretor da EMUFPA.
Oportunidade de interação - Por meio da realização prática, com a mostra de resultados e a interação com o público, o evento colabora, ainda, para que os estudantes da Escola de Música possam experimentar e aprender sensações e interações que só são possíveis na realização musical em público, agregando um conhecimento além das salas de aula.

“O que espero, sinceramente, é que o Enarte seja mais um momento para que os estudantes da Escola percebam o privilégio que possuem em estudar uma linguagem artística tão especial, por meio da interação com o público, em cada apresentação, na oportunidade de aprendizagem apresentada pelos cursos e nas demais atividades. Para o público em geral, espero que seja uma oportunidade de fazer ou ampliar o contato com essa arte, que, sem ela, a vida talvez fosse menos brilhante”, reforça Carlos Pires.

Programação - Este ano, a programação do evento conta com 40 atividades gratuitas, divididas em comunicações científicas, oficinas, palestras e apresentações musicais. Entre elas, destacam-se as apresentações realizadas nas Usinas da Paz do Guamá e da Terra Firme, em Belém, além das apresentações musicais de discentes e docentes de Música Popular no Savieira Cultural e da estreia da Roda de Choro na área de convivência da EMUFPA.

Ao longo das duas semanas, o evento também vai realizar importantes homenagens ao professor Altino Pimenta, no dia 29 de novembro, com a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, no Theatro da Paz, e no dia 4 de dezembro, com o lançamento dos produtos do Projeto Centenário Altino Pimenta, no Teatro do Sesi. Destacam-se também as participações de Jusamara Souza, professora da UFRGS e uma das mais respeitadas pesquisadoras em educação musical no Brasil, e da premiada compositora búlgara Albena Petrovic. Já o encerramento, no dia 7 de dezembro, será marcado pela estreia do Madrigal da EMUFPA, que reinaugura a prática coral oficial na Escola de Música, com a participação do Coruní, o grupo irmão mais velho.

“A programação está belíssima, com atrações que contemplam ótimas experiências e vivências da música produzida na Escola de Música, em diferentes espaços, e isso fala muito sobre a importância do evento. Tenho acompanhado de perto todo o processo de preparação da programação e do evento em si. Seja como participante, seja como apreciador, minhas expectativas são as melhores possíveis. Vou buscar aproveitar o máximo possível essa oportunidade”, destaca Bruno Pena, discente da EMUFPA e participante do evento.

A programação completa, você confere aqui

50ª edição do Encontro de Artes de Belém

Data: 26 de novembro a 7 de dezembro de 2023