Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário de Cametá recebe o X Colóquio Mesorregional de Governança e Desenvolvimento da UFPA

• Publicado: Domingo, 26 de Novembro de 2023, 19h50

Coloquio Governanca Cameta Portal

De 27 a 29 de novembro de 2023, no Campus Universitário de Cametá, ocorre o X Colóquio Mesorregional de Governança e Desenvolvimento da UFPA e IV Colóquio Mesorregional de Governança da Mesorregião Tocantina Paraense. O evento é aberto a todos os públicos e tem inscrições gratuitas por meio de formulário on-line.

Realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento tem como objetivo promover e fortalecer o diálogo entre a UFPA e as organizações estatais e da sociedade civil no eixo da governança, desenvolvimento sustentável, território, cultura e políticas públicas na Mesorregião Tocantina Paraense. Desse modo, busca articular diferentes estratégias e soluções por meio de conhecimentos produzidos pela universidade, articulando diferentes saberes que subsidiem os gestores públicos e os atores/atrizes sociais a enfrentarem os problemas identificados no decorrer dos diálogos, transformando os resultados das discussões em uma agenda de compromissos mútuos para o desenvolvimento da mesorregião.

A organização das atividades conta com a parceria do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, do Campus Universitário de Tucuruí, do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharias, do Campus Universitário do Baixo Tocantins/Abaetetuba e do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras dos campi da UFPA.

Para o professor Durbens Nascimento, a expectativa para esta edição do colóquio “é avançar na identificação ampla de problemas presentes na Mesorregião Tocantina, ouvindo os atores e, em seguida, fomentando políticas sintonizadas com os resultados, entre os quais, lançar editais que supram as deficiências e lacunas diagnosticadas, de acordo com suas possibilidades financeiras. Frisando que, sozinha, a UFPA não poderá mitigar os problemas múltiplos que serão debatidos. É preciso que os atores governamentais e empresarias deem sua contribuição, em cooperação específica para este caso, e, em parcerias, em outros objetos de debate da UFPA, com os atores sociais da Região Tocantina”.

O pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Jr., considera que este colóquio “é um adensamento, intensificação e ampliação das ações que a Proex, juntamente com os campi da Mesorregião Tocantina, realiza desde o ano passado. Reunimos em 2022, em Abaetetuba, abordando diversas temáticas centrais, ao lado de setores governamentais, empresariais, de representações da sociedade civil e de movimentos sociais. Agora, após o lançamento do Proexia Tocantins, faremos uma espécie de análise e projeção dos próximos passos, trazendo muitas das questões já debatidas, com perspectivas e enfoques mais consistentes, ao mesmo tempo que lançaremos novas temáticas. Isso é muito importante, porque justifica não apenas a multicampia da universidade, mas também a sua integração com diferentes atores sociais decisivos e determinantes para esta mesorregião”.

Programação – A abertura do evento será no dia 27 de novembro, às 9h, seguida da Conferência “Mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e descarbonização na Amazônia Tocantina”, a ser proferida pelo gerente regional do Censipam, Fábio Simão Luiz Oliveira. Ainda pela manhã, será realizado o painel “Hidrovia Araguaia-Tocantins: impactos e resistências das comunidades ribeirinhas”.

Os três dias de programação contarão ainda com dez mesas temáticas, abordando temas abrangentes e diversificados, como bioeconomia, transporte, saúde mental e coletiva, movimentos sociais, história e cultura, violências e discriminações, sociobiodiversidade, educação e equidade, gestão de resíduos sólidos, empreendimentos energéticos e impactos socioambientais.

Confira a programação completa aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA