Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA será sede da Escola do SUS da Prefeitura de Belém

UFPA será sede da Escola do SUS da Prefeitura de Belém

• Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 13h44

13.12.23 Termo UFPA Sesma Por Heloísa Torres

Mais de 390 mil pessoas que vivem em seis dos bairros mais populosos de Belém devem ver aumentar a qualidade dos serviços públicos de saúde municipal nos próximos anos. O ponto de partida para esse marco histórico é a assinatura de uma nova cooperação entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Prefeitura de Belém, realizada na última quarta-feira, 13 de dezembro, na sede do Instituto de Ciências Médicas da Universidade (ICM), a qual marca a implementação do Distrito Sanitário Escola do Guamá, que vai viabilizar ações de educação permanente, entre as quais, a Escola do SUS.

O acordo entre a UFPA e a Prefeitura de Belém foi assinado pelo reitor, Emmanuel Tourinho; pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; pelo secretário municipal de Saúde de Belém, Pedro Ribeiro Anaisse; pelo diretor-geral do ICM, Silvestre Savino Neto; e pelo diretor-geral da Sesma, José Raimundo Arias, que compuseram a mesa de cerimônia do evento que contou ainda com a presença da professora Eliete da Cunha Araújo, diretora do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (ICS), e de Danielle Cruz, representante do Conselho Municipal de Saúde de Belém.

13.12.23 Termo UFPA Sesma Por Heloísa Torres 46“Estamos em um momento em que o foco da saúde sai dos hospitais e caminha para a casa das pessoas e para as Unidades de Saúde da Família. Os profissionais e, com eles, toda a rede precisam sair dos consultórios e chegar até onde as pessoas necessitam. Toda essa mudança de paradigma que começamos aqui, hoje - com esta assinatura -, passa pela educação continuada de quem vai fazer isso tudo: os profissionais da saúde”, defende o ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFPA José Raimundo Arias, diretor-geral da Sesma.

A Escola do SUS é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) que promove a formação de recursos humanos enquanto interliga ações de ensino, oferta de serviços e realização de atendimentos na Rede de Atenção Básica de Saúde à população, com a gestão municipal de saúde.

“A Escola do SUS é para nos ajudar a lidar com nossas situações-problema do dia a dia, reconhecendo que a ‘solução’ vem do nosso próprio aperfeiçoamento; das pessoas que atuam na área da saúde, enquanto se capacitam, estudam e crescem”, ponderou Pedro Ribeiro Anaisse, secretário municipal de Saúde de Belém.

13.12.23 Termo UFPA Sesma Por Heloísa Torres 24Atualmente, alunos de graduação da UFPA já atuam nas Unidades Básicas de Saúde, em que desenvolvem aulas práticas, projetos de pesquisa e de extensão, produzindo conhecimento com base na realidade e nas demandas em saúde daqueles que vivem na comunidade. Com o Distrito Sanitário Escola do Guamá, os profissionais de saúde que estão nas Unidades Básicas também terão acesso à Universidade por meio de ações e cursos de aperfeiçoamento e de formação, inclusive em nível de pós-graduação.

“O Acordo de Cooperação Técnica possibilitará a primeira experiência, no âmbito do Distrito DAGUA, de gestão compartilhada do planejamento de políticas públicas. Poderemos avaliar as necessidades da Rede de Saúde, a melhoria dos indicadores de saúde e a educação permanente em saúde que vão impactar diretamente a melhoria da gestão dos processos das unidades do distrito e o atendimento da população", relata Silvestre Savino Neto, diretor-geral do ICM. O Distrito Administrativo do Guamá (DAGUA) integra os bairros Canudos, Condor, Cremação, Guamá, Jurunas e Terra Firme.

13.12.23 Termo UFPA Sesma Por Heloísa Torres 65Mais e melhor - A parceria entre a UFPA e a Sesma possibilitará o aperfeiçoamento da assistência à população, novas oportunidades de aprendizado para os estudantes da UFPA e a criação de novos programas de formação para os profissionais do SUS. Em todas as ações, a Universidade estará contribuindo com as políticas públicas em saúde.

“Estamos assumindo mais este compromisso com o sistema público de atenção à  saúde, com ações que têm impacto direto na vida das pessoas alcançadas por esse sistema. A UFPA abraça este programa com a certeza de que os resultados serão muito positivos para todos os envolvidos”, destacou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho. “Agradecemos à Prefeitura de Belém a confiança no nosso trabalho. Não mediremos esforços para que esta seja uma experiência exitosa e que possa se tornar modelo para outros distritos”, assegurou o reitor.

13.12.23 Termo UFPA Sesma Por Heloísa Torres 100Por meio da parceria, a UFPA vai ceder um espaço físico na Faculdade de Medicina, que será utilizado para operacionalizar as ações de educação permanente e formação de profissionais qualificados. “Esta é uma grande contribuição. A experiência dentro da Universidade nos possibilita muitos aprendizados. Estou otimista com esta iniciativa que nos permite a valorização de diferentes áreas da saúde”, completou Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém.

Texto: Glauce Monteiro (Assessoria de Comunicação do ICM/UFPA), com edição da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Heloisa Torres - Ascom/UFPA