Página inicial > Ultimas Notícias > Prazo para habilitação ao vínculo institucional de classificadas(os) no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024 inicia hoje, 22

• Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 13h46

PSE 2024 Indígenas e Quilombolas Portal Habilitação

O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac/UFPA) já disponibilizou o edital de  convocação das(os) candidatas(os) classificadas(os) na 1ª Chamada do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2024-1 I/Q). A habilitação vai ocorrer em duas etapas, sendo uma on-line, com o preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC), e outra presencial, para a  verificação dos documentos originais, em local e data a serem divulgados.

A primeira etapa da habilitação consta do preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC), que estará disponível das 17h do dia 22 de dezembro de 2023 às 17h do dia 29 de dezembro de 2023. Neste período, o(a) candidato(a) deverá acessar o COC utilizando número de inscrição e RG informados na inscrição do PSE 2024-1 I/Q e preencher seus dados cadastrais, além de anexar documentação, conforme solicitada no edital. Após esse envio, será realizada uma análise da documentação para a validação. Quem tiver a documentação indeferida ainda poderá interpor recurso via COC no prazo de 48h, contados da publicação do resultado da análise documental. Já a(o) candidata(o) que não realizar esse processo de habilitação via COC no período determinado será considerada(o) faltosa(o) e perderá direito à vaga.

Comprovação presencial - Após a análise e deferimento da documentação enviada pelo COC, será realizada a segunda fase da habilitação do PSE I/Q 2024, que vai se dar por meio da conferência e validação dos documentos originais das(os) candidatas(os) homologadas(os) na primeira etapa.

A apresentação da documentação será realizada em local, data e horário a serem divulgados na página do Ciac. Os documentos originais que devem ser apresentados são:  Cédula de Identidade (RG), Histórico Escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico Integrado ao Médio. Quem não comparecer à entrega dos documentos originais para conferência perderá o direito à vaga.

Após a conclusão e o deferimento da segunda etapa da habilitação, a(o) candidata(o) terá seu vínculo institucional deferido e estará apto à matrícula nas atividades acadêmicas do curso para o qual foi classificada(o). O número da matrícula poderá ser consultado na aba Relatório de Candidatos Homologados, Cadastrados e Matriculados no SIGAA, que pode ser acessado pela página do Ciac.

Desistência - A(O) estudante convocado(a) que desejar desistir da vaga para a qual foi classificada(o) deverá enviar o seu pedido de desistência para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “DESISTENCIA_CURSO_NOME DO(A) CANDIDATO(A)”.

Sobre a seleção - O PSE-IQ integra as políticas de ações afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior. A oferta de vagas é exclusiva para candidatas(os) indígenas e quilombolas que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontram em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional. Com uma oferta de 788 vagas, em 197 ofertas de cursos de graduação, a edição 2024 do PSE-I/Q teve um total de 2014 candidatas(os) inscritas(os).

Habilitação ao vínculo institucional - Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas - PSE I/Q UFPA 2024

Preenchimento do COC: a partir das 17h do dia 22 de dezembro de 2023 às 17h do dia 29 de dezembro de 2023.

Para acessar o edital, clique aqui

Candidatas(os) Indígenas classificadas(os).

Candidatas(os) Quilombolas classificadas(os).

Para mais informações, acesse o site do CIAC.