Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza cerimônia de premiação da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

• Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 11h47

20.12.23 Olimpíadas Educação Financeira Por Heloísa Torres

Encerrando as atividades da quinta edição da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou, na última quarta-feira, 20 de dezembro, a cerimônia de premiação dos estudantes paraenses participantes da edição. A celebração reuniu estudantes, pais e responsáveis, professores e coordenadores das instituições de ensino para prestigiar os mais de 90 paraenses que foram premiados.

Criada e organizada pela Universidade Federal da Paraíba, por meio do Projeto de Extensão “Educação Financeira para Toda a Vida”, a OBEF é realizada em parceria com universidades e institutos federais de todo o país, tendo como representante do Pará a UFPA. O objetivo da organização é difundir o interesse e o conhecimento sobre Educação Financeira, em nível nacional, entre alunos de escolas públicas e privadas, a fim de, entre outras motivações, promover a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras.

20.12.23 Olimpíadas Educação Financeira Por Heloísa Torres 21“A educação financeira tem uma ligação direta com a qualidade de vida das pessoas e nós acreditamos que estimular crianças e adolescentes a começarem a estudar sobre esse assunto, desde a infância e adolescência, vai ajudá-los futuramente, na fase adulta. E o projeto atua justamente nisso, no estímulo desses alunos nessa área da educação financeira”, detalha o professor de Contabilidade da UFPA Evaldo Silva, coordenador regional das Olimpíadas.

Crescendo cada vez mais, a edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira reuniu cerca de 60 mil alunos inscritos em todo o Brasil. No Pará, o quantitativo foi de 9 mil alunos inscritos e 93 premiados. Um deles foi o aluno do nono ano Gustavo Morais, de 15 anos, da Escola Santa Madre, o qual participou das olimpíadas já pensando no seu futuro, seja na universidade, seja no mercado de trabalho.

20.12.23 Olimpíadas Educação Financeira Por Heloísa Torres 60Este ano, eu realmente estudei, me dediquei, me preparei e, para mim, foi uma boa experiência e um bom preparatório para outras provas, até mesmo para a próxima edição.  A disciplina que eu desenvolvi nesse processo, com certeza, vou levar para o resto da minha vida escolar. Esta medalha representa a minha evolução nesse período da minha vida, pessoal e na vida escolar, também não deixa de ser um incentivo, ?”, comenta o aluno.

Outro participante premiado desta edição é Arthur Souza, também de 15 anos e do nono ano da Escola Santa Madre. Para ele, participar das olimpíadas se tornou algo prazeroso.

“No começo, eu fazia por fazer mesmo, mas, hoje em dia, eu faço, principalmente, pelo conhecimento que as olimpíadas nos geram (alunos), seja na nossa vida dentro da escola, seja futuramente, porque os ensinamentos de educação financeira vão ficar para o resto da vida. As conquistas vêm como consequência da nossa dedicação e do auxílio dos nossos professores também, é claro”, afirma Arthur Souza.

Para a próxima edição, a expectativa da organização é aumentar o quantitativo de escolas públicas participantes, “para que o acesso à educação financeira não fique restrito e todos possam desfrutar desse conhecimento”, finaliza Evaldo Silva.

Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do instagram @obef_ufpa.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Heloísa Torres - Ascom/UFPA